A ex cantora gospel Aretha Franklin morreu aos 76 anos, informou o empresário da cantora. A cantora foi diagnosticada com câncer em 2010, ela estava “muito doente”.
A causa da morte da cantora Aretha Franklin foi “câncer de pâncreas em estágio avançado”. De acordo com o comunicado divulgado para a imprensa, citando o médico de dela. Ela deixa quatro filhos.
Na segunda-feira, a agência de notícias Associated Press tinha já garantido que Aretha Franklin estava “seriamente doente”, citando uma fonte próxima e sem avançar quaisquer pormenores.
Aretha Franklin começou cantando gospel na igreja onde seu pai era pastor. Com uma carreira com seis décadas incluiu 18 Grammys e sucessos como Respect, (You make me feel like) a natural woman, I say a little prayer, Think e Chain of fools,
Ela ficou também conhecida pelo seu activismo na defesa dos direitos civis. Em 1968, Aretha Franklin cantou no funeral de Martin Luther King, ícone da luta pela igualdade racial nos Estados Unidos, e em 2009 na tomada de posse de Barack Obama, o primeiro afro-americano a chegar a Presidente dos EUA.
Obama dizia-se, aliás, um dos seus maiores fãs cantora Aretha Franklin. E em 2015 foi dos que mais se comoveram com a actuação surpresa da cantora na gala anual do Kennedy Center.
No ano passado, já debilitada, Aretha Franklin anunciou que estava deixando os palcos. Mas iria manter o seu trabalho de estúdios e disponibilidade para uma ou outra actuação em eventos especiais.
Isto chegou a acontecer em Novembro, numa gala em que se celebravam os 25 anos da fundação de Elton John de luta contra a sida. Franklin fechou a noite em Nova Iorque com uma colecção de canções que incluiu I say a little prayer e Freeway.