Moradores de rua farão apresentação especial no Rio de Janeiro em um evento celebrando o dia mundial contra o suicídio.

A Igreja Batista e a Recreio Christian School, estão organizando o projeto.


Como parte da festividade do mês que celebra o d
ia mundial de prevenção ao suicído, a Igreja Batista e a Recreio Christian School, vão dar um impulso na divulgação da apresentação da Orquestra Resplandecer que acontecerá no próximo dia 20 de setembro, na região do Recreio dos Bandeirantes, que fica no Rio de Janeiro.

A Recreio Christian School é uma unidade escolarbilíngue, que dá aulas de inglês de forma gratuita para a população que dorme nas marquises e viadutos do Rio de Janeiro, e serão essas pessoas de rua que irão se apresentar  juntamente com cerca de 18 músicos que constituem  a orquestra.

Para Gabriel Frozi, o fundador da Recreio Christian School, os números que se  referem a taxas de suicídios são preocupantes e é fundamental fazer o  investimento em campanhas de prevenção.

“A escalada é alarmante. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa. São esses números da OMS que faz a nossa escola aderir à campanha de prevenção do suicídio entre os moradores de rua. Esse projeto de inclusão é uma forma de encorajar, melhorar a autoestima e a socialização deles”, declarou ele que abandonou a carreira de advogado para fundar  a escola.

A RCS é primeira escola da América Latina bilíngue que também é especializada em alunos que possuemTranstornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade, depois de sua filha ter sido diagnosticada com o TDAH. Atualmente ao lado da caçula, a cantora Vitória Frozi – que gerou influência na fundação da escola – ele oferecegratuitamente treinamento para os profissionais da educação da rede pública do Rio de Janeiro.

A  psiquiatra Elimar Jacob, alertou sobre a importância dessa ação, “Por muito tempo, foi considerado um pecado, uma fraqueza individual, considerações sempre negativas que a pessoa e toda família ficavam estigmatizados, como se fosse algo contagioso ou uma desonra. As pessoas foram reprimidas de falarem a respeito e porque tinham vergonha de confessar que pensavam nosso, sofriam e, em alguns casos, isso levava à morte”.

“A depressão é à base da ação. O conceito que adotamos atualmente é de que ninguém suicida se não tiver deprimido. Outros acontecimentos podem contribuir para a pessoa entrar em um pensamento negativo, depressivo, ela sente a vida se afunilar e não enxerga outra saída que não seja o desaparecimento dela, para evitar o sofrimento”terminou ela.

Comentários
Sair da versão mobile