A árvore de Jesse e o Natal
Espreitando por trás das abóboras laranjas e das cornucópias transbordando, você já deve ter começado a notar velas vermelhas canela, grinaldas verdes grossas e uma variedade de enfeites. Os comerciais de TV apresentam cenas cheias de neve, fogueiras e duendes ocupados fazendo brinquedos na oficina do Papai Noel. As imagens e sons da temporada estão sobre nós. Eles sussurram baixinho: o Natal está chegando.
Em apenas alguns dias, meu marido subirá ao sótão e uma a uma caixas serão retiradas e abertas. Cada caixa contém memórias de nossa vida juntos como uma família. Enquanto a árvore é aparada, meus filhos se lembram ansiosamente das férias em família, das criações pré-escolares e das fotos favoritas da infância. A música de Natal enche o ar, o chocolate quente é servido e novas memórias são adicionadas às antigas.
Ao olhar para trás, meus filhos também estão olhando para frente. No meio da lembrança, eles também se perguntam, “Que presentes especiais estão chegando? Terei o que esperava por algo debaixo da árvore?”Velhas memórias de delícias do passado podem ser relembradas, enquanto alegrias futuras são encobertas, embrulhadas e esperando por aquele dia especial. Olhando para trás e olhando para o futuro – é exatamente disso que se trata o tempo do Advento.
Advento: a chegada de Jesus
A palavra Advento significa literalmente “a vinda ou chegada”. À medida que o Natal se aproxima, olhamos para trás e nos lembramos daquela noite estrelada em Belém, quando em um instante o mundo inteiro mudou. A glória chegou, embrulhada na forma de um bebê. Sua vinda inaugurou uma realidade totalmente nova para todos verem. A escuridão da espera foi substituída quando a Luz do Mundo veio e fez Sua morada entre os homens.
Como crentes, olhamos para trás, mas também olhamos para a frente. Assim como nossos filhos se deleitam com a lembrança das alegrias do Natal passado, eles também aguardam o que os aguarda debaixo da árvore. Mais está por vir. Como Seu povo, olhamos para trás e lembramos que Cristo veio e redimiu o mundo. Estamos ansiosos e esperamos por aquele dia em que Ele voltará, fazendo novas todas as coisas. Mais está por vir.
Em meio a uma temporada agitada, como mantemos o verdadeiro significado do Advento vivo e florescente em nosso lar? Na enxurrada de atividades (desde assar bolos até fazer compras, até comemorar com os amigos), como saboreamos o Salvador, refletimos sobre Sua vinda e esperamos com permanente esperança por Seu retorno?
A Árvore do Advento Jesse
As árvores de Jesse originais eram grandes entalhes, tapeçarias ou também vitrais colocados em igrejas que ajudavam as pessoas incapazes de ler a aprender sobre a Bíblia desde a história da criação até o Natal. Hoje, as Árvores de Jesse são usadas como uma espécie de Calendário do Advento, contando os dias de dezembro ao dia de Natal.
De acordo com whychristmas.com, o nome vem de Jesse, que era o pai do grande rei judeu David. Uma profecia da Bíblia, no livro de Isaías, diz:
1 Um broto subirá do toco de Jessé; de suas raízes, um ramo dará frutos.
2 O Espírito do Senhor estará sobre ele – o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de poder, o Espírito de conhecimento e do temor do Senhor –
3 e terá prazer no temor do Senhor. Ele não julgará pelo que vê com os olhos, nem decidirá pelo que ouve com os ouvidos;
4 mas com justiça julgará os necessitados; com justiça dará decisões pelos pobres da terra.
Isaías 11: 1-4 NIV
Para nossa família, todas as noites de dezembro, quando nos reunimos em torno da mesa de jantar, retiramos enfeites de uma caixa especial. Anos atrás, um amigo meu organizou uma festa Jesse Tree. The Advent Jesse Tree reconta a história da redenção usando vinte e cinco ornamentos como símbolos para representar diferentes histórias da Bíblia, todas apontando para o Messias vindouro.
Meu amigo enviou uma lista de todos os diferentes enfeites da Árvore de Jesse. Cada mulher escolheu um e fez vinte e cinco do mesmo ornamento (foram necessárias 25 mulheres, cada uma fazendo um ornamento). Durante a festa, cada participante colocou um de seus enfeites na caixa de todos os demais. No final da noite, todos nós fomos para casa com um conjunto completo e caseiro da Advent Jesse Tree. Para mim, cada um desses enfeites é um lembrete especial – tanto da história que ele representa quanto do amigo que o criou para mim.
A partir de 1 ° de dezembrost, meus filhos puxam com entusiasmo uma árvore em miniatura e a caixa que contém nossos enfeites da árvore de Jesse. Para guiar nossas leituras, usamos um devocional do advento intitulado “The Advent Jesse Tree”, de Dean Lambert Smith. Ele fornece passagens devocionais e bíblicas que correspondem ao enfeite do dia. Uma nova opção devocional de Jesse Tree este ano é “The Greatest Gift” de Ann Voskamp. Ela também fornece enfeites para impressão em seu site para uma maneira fácil de trazer essa tradição para casa (especialmente para mães não astutas como eu!)
Depois de ler a devoção do dia, meus filhos avidamente se revezam para colocar novos enfeites na árvore. Dia após dia, nós nos lembramos da história de esperar, observar e torcer pela vinda do Messias. Conforme refletimos sobre as histórias, nossa família aprende a beleza da narrativa bíblica – como no meio de muitas pequenas histórias, há uma história maior para a qual todas as outras apontam. Em 25 de dezembroº, a árvore que antes era estéril está explodindo em plenitude.
Começamos a usar a Jesse Tree quando nossa filha mais velha tinha três anos. Ela agora tem treze anos, o irmão dela tem dez e o nosso mais novo tem sete. Por dez anos, ponderamos essas histórias, passamos um tempo juntos como família e fomos abençoados por refletir sobre a vinda de Jesus. Essas meditações do Advento permitem que nossa família olhe para trás e se regozije, “Cristo veio! ” Eles também nos encorajam a olhar para frente com uma expectativa alegre, “Cristo voltará! ”
*Nota do editor: Veja todos os nossos guias gratuitos para as semanas do Advento começando aqui.
Melissa Kruger atua como Coordenadora do Ministério da Mulher na Uptown Church em Charlotte, Carolina do Norte e é autora de The Envy of Eve: Finding Contentment in a Covetous World (Christian Focus, 2012). Seu marido, Mike, é o presidente do Seminário Teológico Reformado, e eles têm três filhos. Você pode segui-la no Twitter @MelissaBKruger.
Deixe de lado as ocupações e o estresse das festas de fim de ano e abra seu coração e sua mente para a paz, experimentando a alegria do nascimento de Jesus ao usar as 12 Orações do Advento! Encontrar um momento de sossego durante as férias o ajudará a refletir sobre o motivo do Natal e a preparar nossos corações para celebrar o nascimento de Cristo. Deixe-nos saber nos comentários como você está preparando seu coração!