É aquela época do ano de novo.
Vamos perder peso, fazer mais exercícios, sair das dívidas, seguir um orçamento, parar de fumar, economizar para o futuro e passar mais tempo com a família.
Tomamos decisões porque queremos fazer mudanças em nossas circunstâncias. Queremos melhorar a nós mesmos e nossa qualidade de vida. E as principais resoluções, para a maioria das pessoas, tendem a girar em torno dos mesmos três pólos: dinheiro, saúde e família.
Mas como seria um conjunto de resoluções de ano novo para você e seu Igreja, seu papel como um líder, ou simplesmente como alguém que deseja uma vida de investimento estratégico no Reino?
E, especificamente, e se eles viessem da Bíblia?
Embora muitos mais possam ser adicionados, aqui estão quinze a serem considerados:
1. Ore mais.
Então ele me disse: “Esta é a palavra do Senhor … ‘Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito’”, diz o Senhor Todo-Poderoso. (Zacarias 4: 6, NIV)
2. Invista em seu (s) dom (s) espiritual (is).
Não negligencie o seu dom, que lhe foi dado por meio de uma mensagem profética, quando o corpo de anciãos impôs as mãos sobre você. Seja diligente nesses assuntos; entregue-se totalmente a eles, para que todos vejam o seu progresso. (I Timóteo 4: 14-15, NVI)
3. Seja mais intencional sobre evangelismo.
Tornei-me todas as coisas para todos os homens para que, por todos os meios possíveis, pudesse salvar alguns. (I Coríntios 9:22, NIV)
4. Cuide de si mesmo espiritualmente.
Não que já tenha obtido tudo isso, ou já tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançar aquilo para o qual Cristo Jesus se apossou de mim. (Filipenses 3:12, NIV)
5. Tome as decisões difíceis que você sabe que são as melhores.
E agora, impelido pelo Espírito, vou para Jerusalém, sem saber o que vai acontecer comigo lá. Eu só sei que em cada cidade o Espírito Santo me avisa que a prisão e as adversidades estão à minha frente. No entanto, não considero minha vida de nada valer para mim, se apenas eu puder terminar a corrida e completar a tarefa que o Senhor Jesus me deu – a tarefa de testificar do evangelho da graça de Deus. (Atos 20: 22-24, NIV)
6. Enfrente padrões debilitantes de pecado.
Portanto, estando rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, joguemos fora tudo o que nos atrapalha e o pecado que tão facilmente nos enreda, e corramos com perseverança a carreira que nos foi marcada. (Hebreus 12: 1, NIV)
7. Faça o trabalho árduo necessário para construir uma comunidade.
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre a ele a culpa dele, apenas entre vocês dois. Se ele te ouvir, você conquistou seu irmão. (Mateus 18:15, NIV)
8. Mantenha contato com a cultura contemporânea.
Da tribo de Issacar, havia 200 líderes…. Todos esses homens compreenderam os sinais dos tempos e sabiam o melhor curso a ser seguido por Israel. (I Crônicas 12:32, NLT)
9. Pare de se comparar a outros cristãos, outros líderes e outras igrejas.
Virando a cabeça, Pedro percebeu que o discípulo que Jesus amava seguir logo atrás. Quando Pedro o notou, ele perguntou a Jesus: “Mestre, o que vai acontecer com ele? ” Jesus disse: “Se eu quero que ele viva até que eu volte, o que é isso para você? Segue-me.” Foi assim que se espalhou o boato entre os irmãos de que esse discípulo não morreria. Mas não foi isso que Jesus disse. Ele simplesmente disse: “Se eu quero que ele viva até eu voltar, o que é isso para você?” (João 21: 20-23, Msg)
10. Leia mais.
Timothy, por favor, venha assim que puder…. Quando vier, certifique-se de … trazer meu livro … (II Timóteo 4: 9, 13, NLT)
11. Priorize sua família.
Um líder deve ser bem pensado, comprometido com sua esposa … atencioso com seus próprios filhos e ter o respeito deles. Pois se alguém é incapaz de cuidar de seus próprios assuntos, como ele pode cuidar da igreja de Deus? (I Timóteo 3: 2-5, Msg)
12. Recuse-se a usar o ministério para satisfazer sua ambição pessoal.
Você deveria então buscar grandes coisas para si mesmo? Não os busque. (Jeremias 45: 5, NIV)
13. Ame as pessoas, não apenas as multidões.
Se falo com eloqüência humana e êxtase angelical, mas não amo, não sou nada além do ranger de um portão enferrujado. Se falo a Palavra de Deus com poder, revelando todos os seus mistérios e tornando tudo claro como o dia, e se tenho uma fé que diz para uma montanha: “Salta”, e ela salta, mas eu não amo, não sou nada. Se eu der tudo que tenho aos pobres e até for para a fogueira para ser queimado como mártir, mas eu não amo, não cheguei a lugar nenhum. Então, não importa o que eu diga, o que eu acredite e o que eu faça, estou falido sem amor. (I Coríntios 13: 1-3, Msg)
14. Esteja mais aberto a mudanças.
Veja, estou fazendo uma coisa nova! Agora ele surge; você não percebe isso? (Isaías 43:19, NIV)
15. Mantenha o foco na visão.
Eles se devotaram ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e à oração. Todos ficaram maravilhados, e muitas maravilhas e sinais miraculosos foram feitos pelos apóstolos. Todos os crentes estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendendo suas posses e bens, eles davam a qualquer um conforme sua necessidade. Todos os dias, eles continuaram a se reunir nos pátios do templo. Partiam o pão em casa e comiam juntos com o coração alegre e sincero, louvando a Deus e gozando da graça de todo o povo. E o Senhor aumentava diariamente o número daqueles que estavam sendo salvos. (Atos 2: 42-47, NIV)
James Emery White
Nota do editor
Este blog é um dos favoritos da equipe Igreja e Cultura e se tornou uma tradição de ano novo. Apreciar!
Sobre o autor
James Emery White é o fundador e pastor sênior da Igreja da Comunidade de Mecklenburg em Charlotte, NC, e o professor adjunto de teologia e cultura no Seminário Teológico Gordon-Conwell, onde também atuou como seu quarto presidente. Seu próximo livro Depois de “I Believe” agora está disponível para pré-encomenda na Amazon. Para desfrutar de uma assinatura gratuita do blog Church & Culture, visite ChurchAndCulture.org, onde você pode ver os blogs anteriores em nosso arquivo e ler as notícias mais recentes sobre a igreja e cultura de todo o mundo. Siga o Dr. White no Twitter, Facebook e Instagram @JamesEmeryWhite.