O que é a Escola Dominical sem um professor perguntando: “Você já convidou Jesus para entrar em seu coração?” Para muitos de nós, essa frase é retórica comum da igreja. Podemos ter ouvido isso tantas vezes que nem mesmo pensamos sobre o que significa.
Existem muitos ditados que surgem nos círculos cristãos baseados em versículos ou doutrinas específicas. No entanto, “pedir a Jesus para entrar no seu coração” é bíblico?
Esta frase está na Bíblia?
A frase “peça a Jesus para entrar em seu coração” não está na Bíblia. E, ao contrário de alguns conceitos (como a doutrina da Trindade), também não encontramos passagens que apontam indiretamente para ela.
O mais perto que podemos chegar é esta passagem em Apocalipse 3:20, “Aqui estou! Eu fico na porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com essa pessoa e eles comigo. ”
Podemos notar primeiro que este versículo não diz nada sobre o coração. Nem diz nada sobre uma pessoa pedindo algo a Jesus; em vez disso, Jesus bate e a pessoa abre a porta.
Em segundo lugar, podemos notar o contexto do versículo. Nele, Jesus está falando à igreja de Laodicéia, que Ele acusa de ser morna (Apocalipse 3:16). Assim, esta passagem não parece estar falando sobre salvação de forma alguma, já que é dirigida à igreja.
Outra passagem potencial pode ser Efésios 3: 16-17, “Oro para que das suas gloriosas riquezas ele os fortaleça com poder pelo seu Espírito em seu ser interior, para que Cristo possa habitar em seus corações pela fé”.
Mais uma vez, entretanto, esta passagem não está se referindo a uma mensagem de salvação ou pedindo algo a Cristo. É dirigido aos crentes enquanto Paulo ora para que cresçam no relacionamento com ele.
O que a frase significa?
Em geral, quando as pessoas falam sobre “pedir a Jesus para entrar em nossos corações”, elas estão falando sobre se tornar um cristão.
O fato de essas palavras não estarem na Bíblia não significa que a frase seja antibíblica ou antibíblica. Em vez disso, ele aponta para alguns componentes-chave de vir a Cristo.
A ideia por trás de “pedir a Jesus para entrar em nossos corações” é que Ele ocuparia o centro do palco em nossas vidas. Se dissermos que algo está “perto do nosso coração”, queremos dizer que é importante para nós.
Também somos informados na Bíblia que o Espírito Santo habita com os crentes (1 Coríntios 3:16). Essa ideia da habitação do Espírito Santo pode ser traduzida por alguns, especialmente para as crianças, como Jesus vindo morar em nossos corações, embora isso não seja tecnicamente correto.
Quais são as outras frases que podemos usar?
A frase “pedindo Jesus para entrar em nossos corações” por si só não transmite a plenitude do evangelho ou o que significa submeter-se a Cristo como Senhor e Salvador. Por exemplo, não fala muito sobre se submeter ao senhorio de Cristo, arrependimento e a habitação do Espírito Santo. Por causa disso, muitas vezes ouvimos outras maneiras de nos referirmos a uma pessoa que aceita a Cristo.
Uma frase que costuma ser usada em vez de “pedir a Jesus para entrar em seu coração” é “aceitar a Cristo como seu Senhor e Salvador”. Esta frase é dupla. Primeiro, aceitar a Cristo como Senhor significa colocá-Lo no comando de nossas vidas e reconhecer Sua autoridade sobre todas as coisas (Filipenses 2: 9-11; 1 Coríntios 8: 6). Em segundo lugar, reconhecê-lo como Salvador mostra nosso reconhecimento de nosso próprio pecado e necessidade de salvação (Romanos 3: 23-24).
Outra frase que alguns usam é “voltar-se para Cristo” ou “voltar-se para Jesus”. Eles são úteis para nos lembrar que estamos nos afastando de uma vida de pecado e nos voltando para Jesus (2 Coríntios 5:17).
Felizmente, temos uma linguagem rica na própria Bíblia para nos ajudar a transmitir o que significa se tornar um seguidor de Cristo.
Romanos 10: 9 diz de maneira muito simples: “Se você declarar com a sua boca: ‘Jesus é o Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”.
Outras passagens incluem João 3:16, Atos 2: 37-38 e João 1:12.
É errado usar esta frase?
A frase “pedir a Jesus para entrar em nossos corações” não é errada ou prejudicial por si mesma. Os problemas surgem quando uma única frase ou ideia é usada sem explicar o que significa.
Quando falamos em pedir a Jesus para entrar em nossos corações, devemos expressar que estamos fazendo dele o centro de nossas vidas – aquilo que está mais próximo de nossos corações. Devemos expressar que o estamos reconhecendo como Senhor – Ele agora segura as rédeas, não as paixões e desejos de nosso próprio coração.
Devemos também enfatizar a importância de confessar nossa fé Nele (Romanos 10: 9; João 3:16) e expressar a importância do arrependimento (Mateus 4:17; Atos 3:19).
Ao compartilharmos o evangelho, podemos orar para que o Senhor nos dê Suas palavras para falar. No final, nossas palavras exatas não são o que detém o poder. Em vez disso, é a obra do Espírito Santo e o poder do evangelho.
Crédito da foto: © Unsplash / arhmi