Alguns consideram o prazer uma coisa má, associada apenas ao pecado na Bíblia. Mas isso é verdade? O prazer é sempre ruim? Deus se opõe ao prazer? A resposta rápida e não. No entanto, para responder completamente a essa pergunta, veremos o que é prazer e o que a Bíblia tem a dizer sobre isso.
O que é prazer
Simplificando, o prazer é uma emoção maravilhosa. É a sensação de felicidade interna e profunda satisfação. Quando estamos experimentando prazer, estamos desfrutando de algo.
Alguns sinônimos de prazer são: deleite, alegria, alegria, júbilo, gratificação, realização e contentamento.
O prazer é algo que podemos receber, assim como algo que podemos dar. Isso significa que o prazer também é algo que podemos compartilhar.
Deus experimenta prazer, e desde a criação, ele capacitou a humanidade para compartilhá-lo com ele. Essa capacidade de sentir prazer é um presente de Deus.
Deus nos dá prazer
Antes mesmo de criar a humanidade, Deus encheu sua criação de prazer para nós desfrutarmos.
O Senhor Deus fez todos os tipos de árvores crescerem do solo – árvores que eram agradável para os olhos e boa para comida. No meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2: 9).
As árvores eram lindas de propósito e ele deu todas, exceto uma, para Adão e Eva desfrutarem. Em 1 Timóteo 6:17, ele nos diz que é Deus quem não apenas dá, mas “ricamente dá tudo de que precisamos para nosso desfrute”.
Davi nos fala sobre uma profusa quantidade de prazeres que podemos encontrar na própria presença de Deus.
Você me faz conhecer o caminho da vida; em sua presença há plenitude de alegria; à sua direita estão os prazeres para sempre. (Salmo 16:11, ESV).
O discípulo de Jesus, Pedro, escreve sobre uma alegria que está além das palavras e é gloriosa,
Embora você não o tenha visto, você o ama; e mesmo que você não o veja agora, você acredita nele e está cheio de uma alegria inexprimível e gloriosa (1 Pedro 1: 8).
Deus não só nos dá coisas para desfrutar (ou ter prazer), mas também nos capacita com seu próprio prazer para nós. Em Neemias 8:10, é chamado de alegria do Senhor.
Neemias disse: “Vá e desfrute de comidas seletas e bebidas doces, e envie um pouco para aqueles que não têm nada preparado. Este dia é sagrado para nosso Senhor. Não te aflijas, porque a alegria do Senhor é a tua força. ”
Como Deus desfruta do prazer
Muitas escrituras nos revelam como Deus tem prazer ou deleite:
O Senhor tem prazer em seu povo; ele honra os humildes com vitória. (Salmo 149: 4, GNT).
… Mas quem se gaba disso, que me entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerce benignidade, justiça e retidão na terra; para Eu me deleito com essas coisas, ”Declara o Senhor (Jeremias 9:24).
“Eis, meu Servo, a quem sustento; Meu escolhido aquele em quem minha alma se deleita. Coloquei o Meu Espírito sobre Ele; Ele trará justiça para as nações … (Isaías 42: 1).
“Porque o Senhor vosso Deus habita no meio de vós. Ele é um poderoso salvador. Ele vai ter prazer em você com alegria. Com seu amor, ele acalmará todos os seus medos. Ele se regozijará por você com canções alegres. ” (Sofonias 3:17, NLT).
E Deus declarou sua satisfação em Jesus antes que ele tivesse feito quaisquer milagres.
E uma voz do céu disse: “Este é meu querido Filho; nele me delicio muito ” (Mateus 3:17, NET).
Claramente, Deus não se opõe ao prazer. O prazer em si não é o problema.
Quando o prazer é um problema
Somos criados à imagem e semelhança de Deus com o propósito de desfrutar a comunhão com Deus. O pecado entrou no mundo e interrompeu esse relacionamento divino.
Antes da fundação da terra, Deus providenciou para que participássemos da alegria dessa comunhão apesar do pecado.
O principal componente é nossa escolha.
O prazer se torna um problema quando o escolhemos em vez de Deus.
… amantes dos prazeres, em vez de amantes de Deus (2 Timóteo 3: 4).
Isso é o que aconteceu no jardim e o pecado é tão atraente hoje.
Jesus advertiu como o prazer mal colocado causará perda.
A semente que caiu entre os espinhos, estes são os que ouviram, e enquanto seguem seu caminho são sufocados com preocupações e riquezas e prazeres desta vida, e não trazem frutos para a maturidade (Lucas 8:14).
Ele também traçou uma linha clara entre ele e nosso inimigo.
O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham e aproveitem a vida em abundância [to the full, till it overflows] (João 10:10, AMP).
Deus não se opõe ao prazer. Ele se opõe a que escolhamos o pecado em vez dele e soframos perdas.
Aproveite o prazer que Deus tem para você
Deus nos ama e quer ser nossa fonte de prazer. O pecado traz tristeza e a salvação de Deus é o remédio que traz alegria. Titus registra bem,
Ao mesmo tempo, nós também éramos tolos, desobedientes, enganados e escravizados por todos os tipos de paixões e prazeres. Vivíamos na malícia e na inveja, sendo odiados e odiando uns aos outros. Mas quando a bondade e o amor de Deus nosso Salvador apareceram, ele nos salvou, não por causa das coisas justas que havíamos feito, mas por causa de sua misericórdia. Ele nos salvou pela lavagem do renascimento e da renovação pelo Espírito Santo, que derramou sobre nós generosamente por Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados por sua graça, nos tornemos herdeiros com esperança de vida eterna. Este é um ditado confiável. E quero que você enfatize essas coisas, para que aqueles que confiaram em Deus tenham o cuidado de se dedicar a fazer o que é bom. Essas coisas são excelentes e lucrativas para todos (Tito 3: 3-8).
O rei Davi era conhecido como o homem segundo o coração de Deus e entendia que Deus é nossa fonte de verdadeiro prazer e satisfação.
Tenha prazer no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração (Salmo 37: 9).
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / Halfpoint
Danielle Bernock é um autor, palestrante e treinador internacional premiado que ajuda as pessoas a aceitarem seus valores e a curarem suas almas por meio do poder do amor de Deus. Ela escreveu Emergindo com Asas, Um pássaro chamado Payn (agora disponível em áudio), Manifesto de Amor e Porque você é importante. Seguidora de Cristo por muito tempo, Danielle mora com o marido em Michigan, perto dos filhos e netos adultos. Para mais informações ou para se conectar com Danielle https://www.daniellebernock.com/