Existem muitas opiniões sobre a vontade de Deus na terra. Alguns dizem que podemos saber isso claramente. Outros dizem que só podemos saber parte disso algumas vezes. O primeiro pode dizer que nunca devemos dizer “se é a vontade de Deus”, enquanto o último pode dizer que devemos sempre dizer “se é a vontade de Deus”. Mas alguma dessas coisas é bíblica? Dizer ou não “se é a vontade de Deus” é apenas uma questão de opinião?
Para responder a isso, vamos dar uma olhada no que a Bíblia tem a dizer sobre essa conhecida frase.
Está na Bíblia?
A frase exata “se é a vontade de Deus” não é encontrada na Bíblia. A coisa mais próxima é “se for a vontade do Senhor”, encontrada no livro de Tiago. Em nenhum outro lugar nas Escrituras é dito desta maneira. No entanto, James está destacando um ponto importante que precisamos examinar.
O ponto
Para entender o que James estava tentando comunicar, precisamos ler o contexto.
Agora ouça, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano lá, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Ora, você nem sabe o que vai acontecer amanhã. Qual é a sua vida? Você é uma névoa que aparece por um momento e depois se desvanece. Em vez disso, você deve dizer: “Se for a vontade do Senhor, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Do jeito que está, você se vangloria de seus esquemas arrogantes. Toda essa vanglória é má. Se alguém, então, sabe o bem que deve fazer e não o faz, é pecado para ele (Tiago 4: 13-17).
Esta passagem parece um pouco dura. Isso pode fazer com que o crente sinta que não pode fazer nada sem primeiro dizer “se é a vontade de Deus” ou que está sendo arrogante e mau. Isso não é verdade. Há um motivo para a repreensão de Tiago que traz a compreensão de que precisamos para nossas vidas hoje. Leia como James começa o capítulo.
O que causa brigas e brigas entre vocês? Eles não vêm de seus desejos que lutam dentro de você? Você deseja, mas não tem, então você mata. Você cobiça, mas não consegue o que quer, então briga e briga. Você não tem porque não pede a Deus. Quando você pede, você não recebe, porque você pede com motivos errados, que você pode gastar o que você recebe em seus prazeres (Tiago 4: 1-3).
Nesta parte da carta, vemos que Tiago estava lidando com crentes que viviam como se a vontade de Deus fosse irrelevante. Esses crentes tinham um grande problema com contendas e egocentrismo. O objetivo de Tiago era causar a humildade adequada no coração de um crente, não dar uma fórmula para a oração.
Andar na vontade de Deus é algo que os crentes devem fazer, mas como sabemos o que é?
Conhecendo a vontade de Deus
Há lugares na Bíblia onde a vontade de Deus é clara e lugares onde não é. De qualquer forma, a Bíblia deixa claro que nós, como crentes, devemos conhecer a vontade de Deus.
Portanto, não seja tolo, mas entenda qual é a vontade do Senhor (Efésios 5:17).
Para saber a vontade de Deus para sua vida, comece com o que está claro.
Por exemplo, as duas passagens a seguir identificam claramente as coisas que são da vontade de Deus: Ter e comunicar uma atitude de gratidão para com Deus, não importa o que esteja acontecendo em sua vida e silenciar a tolice com boas ações em vez de discutir.
Agradeça em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 5:18).
Pois é a vontade de Deus que, fazendo o bem, você silencie a conversa ignorante das pessoas tolas (1 Pedro 2:15).
Quando você não sabe
Embora você possa encontrar muitas outras escrituras para saber a vontade de Deus, algumas coisas não estão na Bíblia. Por exemplo, com quem se casar, que casa comprar, se você deve ir para a faculdade e muitas outras decisões na vida.
Isso nos leva de volta ao ponto de James.
Quando você não conhece a vontade de Deus, existem quatro coisas que você pode fazer:
- Submeta-se a Deus – pedindo sua vontade
- Ore por sabedoria
- Busque conselho divino
- Confie no espirito santo
Quando você deseja conhecer sinceramente a vontade de Deus, ele sempre o ajudará a encontrá-la.
Sim, é Deus quem está trabalhando em você. Ele ajuda você a querer fazer o que lhe agrada e lhe dá o poder para fazer isso (Filipenses 2:13, ERV).
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / Zbynek Pospisil
Danielle Bernock é um autor, palestrante e treinador internacional premiado que ajuda as pessoas a aceitarem seus valores e a curarem suas almas por meio do poder do amor de Deus. Ela escreveu Emergindo com Asas, Um pássaro chamado Payn (agora disponível em áudio), Manifesto de Amor e Porque você é importante. Seguidora de Cristo por muito tempo, Danielle mora com o marido em Michigan, perto dos filhos e netos adultos. Para mais informações ou para se conectar com Danielle https://www.daniellebernock.com/