Usarei a frase “nestes tempos incertos” neste contexto porque em todas as circunstâncias nós perseveramos. Como você reagiria se Jesus lhe pedisse para vir e segui-lo, deixando tudo o que você sabia para trás? Os discípulos deixaram o que conheciam, mas saíram sabendo que escolheram seguir Jesus.
Tenho certeza de que os discípulos se preocupavam muito com comida e conforto. Mergulhar em uma circunstância desconhecida requer fé para confiar em Deus que Ele está guiando você ao longo do caminho. A vida é tolerante com o incerto e emocionante em tudo o que Deus é e nos deu. Contentamento é não saber o que vem pela frente, é saber que Deus está ao seu lado e Ele nunca vai sair do seu lado.
No entanto, a verdadeira piedade com contentamento é em si uma grande riqueza. Afinal, não trouxemos nada conosco quando viemos ao mundo e não podemos levar nada conosco quando o deixarmos. Portanto, se temos comida e roupas suficientes, vamos nos contentar.
Mas as pessoas que desejam ser ricas caem em tentação e são apanhadas por muitos desejos tolos e prejudiciais que as levam à ruína e à destruição. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. E algumas pessoas, ansiando por dinheiro, se desviaram da verdadeira fé e se perfuraram com muitas tristezas (1 Timóteo 6: 6-11).
Conteúdo em todas as circunstâncias
Em Filipenses 4: 12-13, Paulo fala sobre o segredo de estar contente. Paulo afirma que “Eu sei tanto ter um pouco como sei ter muito. Em todas as circunstâncias, aprendi o segredo de estar contente – seja bem alimentado ou com fome, seja na abundância ou na necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. ”
Deus nos criou, então Ele sabe exatamente do que precisamos, quando precisamos. Pense nas vezes em que você não sabia como a situação iria se desenrolar. Esta situação é como os tempos em que vivemos agora. A maior parte do mundo não esperava que COVID-19 viesse e devastou muitos países e seus povos. Não sabíamos como funcionar adequadamente porque nossa norma do dia-a-dia foi interrompida e, essencialmente, alterada.
O Salmo 118: 24 declara: “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos com isso. ” Regozijamo-nos e estamos contentes porque Deus nos deu outro dia. Não temos garantia amanhã (Provérbios 27: 1). A Bíblia também afirma, em Mateus 6: 33-34, que devemos “buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã estará ansioso para si mesmo. Suficiente para o dia é o seu próprio problema.”
O contentamento não está no que comemos, fazemos ou onde vivemos. Contentamento é estar satisfeito em todas as circunstâncias da vida, independentemente do que esteja acontecendo. A doença não é aquilo contra o qual fomos originalmente projetados para lutar antes de o pecado entrar no mundo. Todos os dias alguém morre, tem câncer, depressão ou tantas outras coisas horríveis que acontecem.
Mas se mantivermos nosso foco nos aspectos negativos o tempo todo, nunca estaremos satisfeitos. Todas as coisas boas e ruins fazem parte da vida. O contentamento em nossos corações deve ser focado exclusivamente em Deus, porque somente Ele pode satisfazer.
Resistência do Paciente
Meus irmãos, alegrem-se ao passar por várias provações, sabendo que o teste de sua fé produz paciência. Mas deixe a paciência funcionar perfeitamente, para que você seja perfeito e completo, sem falta de nada. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e sem censura, e ser-lhe-á dada. Mas que ele pergunte com fé, sem dúvida, porque quem duvida é como a onda do mar impulsionada e agitada pelo vento. Pois não suponha esse homem que receberá alguma coisa do Senhor; ele é um homem de mente dupla, instável em todos os seus sentidos (Tiago 1: 2-8).
Se não estivermos contentes, faremos tudo o que pudermos para encontrar esse contentamento, seja por meio de coisas mundanas – como entretenimento ou dinheiro – que é perecível e não sustentável. Nosso lugar feliz, o lugar de conforto nos traz contentamento temporário. Vamos cair na real, paciência não é fácil de ser consistente se estamos constantemente buscando contentamento em outras coisas além de Deus.
Mas se dermos atenção e seguirmos a voz de Deus nas circunstâncias de nossa vida, saberemos que estamos em boas mãos. Em João 10: 28-29, a Bíblia declara: “Eu lhes dou a vida eterna, e eles nunca perecerão, e ninguém os arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-los da mão do Pai. ” Jesus conhecia os fardos que estava prestes a enfrentar quando morreu na cruz.
Você acha que Ele estava satisfeito em morrer por nós, embora não o merecesse ou se isso não conduzisse à salvação eterna? Deus nos ama tanto que voluntariamente levou nossos pecados e se sacrificou para que pudéssemos viver. Podemos viver perto do Pai por causa de Jesus. Então, por que ter medo do desconhecido quando Deus diz que você é Seu filho e que ninguém pode arrebatá-lo de Suas mãos?
Um coração alegre cria um rosto alegre, mas pela tristeza do coração o espírito é esmagado (Provérbios 17:22).
O aflito comerá e ficará satisfeito; aqueles que o buscam louvarão ao Senhor! Que seus corações vivam para sempre! (Salmo 22:26).
Não te preocupes com nada, mas em tudo, pela oração e súplica com ações de graças, fazei com que os vossos pedidos sejam apresentados a Deus (Filipenses 4: 6).
Uma oração de encerramento
Pai, você conhece cada pergunta e preocupação em nossos corações. Deus, eu te agradeço por todas as bênçãos que você deu. Dou graças a você, Pai, por nos amar, apesar de nossa queda. Oro para que nosso contentamento sempre seja encontrado somente em você. Oro para que aqueles que estão passando pelo fogo agora tenham paz e contentamento sabendo que você está caminhando ao lado deles. Obrigado, padre, por este dia. Em nome de Jesus, Amém.
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / Deagreez
Rebecca Gordon é bacharel em psicologia e está noiva de um homem maravilhoso chamado Joseph. Sua época favorita do ano é a primavera por causa das muitas flores que produz. Ela adora ir à praia, fazer caminhadas e explorar novos lugares. Ela ama a Deus de todo o coração e O servirá todos os dias de sua vida. Ela tem um site de blog e está planejando obter seu mestrado em aconselhamento bíblico.