A frase “Deus se lembrou” aparece na Bíblia várias vezes. Mas o que isso realmente significa? Notar que Deus se lembrou de algo também implica que Deus se esquece das coisas – e como isso pode ser, já que Deus é perfeito?
Aqui, exploraremos o significado do termo bíblico “Deus lembrado” e como ele se aplica a nós hoje.
O que significa ‘lembrar’?
O dicionário Merriam-Webster define “lembrar” como “trazer à mente ou pensar novamente” ou “reter na memória”. Vem do latim rememorari, que combina ré- (denovo e memorari (esteja atento). Não implica necessariamente que se tenha esquecido daquilo com que está pensando, mas sim que está em sua mente. Então, para Deus “lembrar” significa que Deus tem isso na mente de Deus.
Onde está escrito na Bíblia: ‘Deus se lembrou’?
A Bíblia usa o termo “Deus se lembrou” várias vezes. Por exemplo, em Gênesis 8: 1, somos informados de que “Deus se lembrou de Noé e de todos os animais selvagens e do gado que estavam com ele na arca”, e enviou um vento que fez com que as águas do dilúvio diminuíssem.
Em Gênesis 30:22, é-nos dito: “Deus lembrou-se de Raquel”, a esposa de Jacó, e “permitiu-lhe conceber” Seu filho, José, era um homem de Deus que salvou Seu povo mesmo depois de ser vendido como escravo no Egito.
Em Êxodo 2:24, Deus ouviu o gemido de Seu povo, Israel, que era escravo no Egito, e “Ele se lembrou de sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó”, libertando-os por meio de Moisés.
Mais tarde, após a morte e ressurreição de Jesus, um anjo do Senhor apareceu a Cornélio, um não judeu, e disse-lhe que Deus tinha ouvido sua oração e se lembrado de suas dádivas aos pobres (Atos 10:31). Deus então enviou o apóstolo Pedro para compartilhar o evangelho com Cornélio e seus entes queridos. Eles creram e receberam o Espírito Santo, levando Pedro a batizá-los, embora fossem gentios.
E mais tarde, na mensagem do Apóstolo João do Apocalipse, somos informados de que Deus “se lembrou” das más obras da Babilônia e derramou Sua ira sobre ela (Apocalipse 16:19, 18: 5).
‘Lembrar’ está apenas na mente?
Nos exemplos do Antigo Testamento, o texto usa a palavra hebraica zakar, que significa “lembrar”. Mas a definição é mais profunda, pois também significa trazer alguém à mente – e então agir em nome dessa pessoa. Zakar, então, é tanto uma ação direta quanto um exercício mental.
Na verdade, em cada caso de lembrança de Deus, vemos no Antigo Testamento que sempre inclui uma ação. Por exemplo, Deus se lembrou de Noé e então fez a água baixar. Deus se lembrou de Rachel, então abriu seu útero. E, anos depois, ouvindo os gritos dos hebreus por resgate, Deus se lembrou de Sua aliança com seus ancestrais e os resgatou.
Criado na fé, o Rei Davi sabia que Deus agia de forma poderosa quando se lembrava de alguém ou algo. Portanto, os clamores de Davi ao Senhor nos Salmos são tanto clamores por efeito quanto por afeto.
Por exemplo, no Salmo 25, Davi implora a Deus: “Lembra-te, Senhor, da tua grande misericórdia e amor … lembra-te de mim” (Salmo 25: 6-7). Este é um grito de ajuda, de resgate, de libertação – não apenas um grito de amor.
Não foi apenas o rei Davi que clamou pela lembrança do Senhor. Asafe suplicou ao Senhor: “Lembra-te da nação que compraste há muito, do povo da tua herança, e livra-os” (Salmo 74: 2).
E no Salmo 106: 4, o salmista implora: “Lembra-te de mim, Senhor, quando mostrares favor ao teu povo, vem em meu auxílio, salvando-o.” Ele está pedindo resgate, não apenas pensamentos gentis.
No Novo Testamento, a palavra grega é mimnēskomai, significando “lembrar” ou “lembrar”, mas também parece implicar em ação. A lembrança de Deus trouxe o Espírito Santo sobre um, e Sua ira sobre outro.
Como ‘God Remembered’ se aplica hoje?
Deus nunca esquece Suas promessas ou Seu povo – Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, e o criador do universo. Ele não sofre de lapsos de memória.
Mas Deus deixa claro que nós, como Seu povo, devemos continuar a clamar a Ele com oração e petição, com louvor e ação de graças.
Isaías 62: 6-7 nos lembra: “Coloquei sentinelas nas tuas muralhas, Jerusalém; eles nunca ficarão em silêncio dia ou noite. Vocês que invocam o Senhor, não deis descanso, e não deis descanso a Ele até que Ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra. ”
Muitos Cristãos tomam a Sagrada Comunhão, consumindo pão e vinho como símbolos do corpo e sangue de Jesus, o que eles devem fazer “em memória de mim” (Lucas 22:19).
E Jesus também disse aos Seus discípulos que, depois de partir, enviaria o Espírito Santo para habitar neles para “ensinar-vos todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14:26).
E em Lucas 23: 39-43, um dos criminosos crucificados com Cristo Jesus implorou a Jesus que se lembrasse dele no céu. Ele buscou perdão – e o recebeu.
Quando pedimos perdão, falamos com Deus em oração, comungamos e de outra forma nos envolvemos com o Senhor, estamos basicamente chamando Sua atenção para nós. Ele vê tudo e sabe tudo. E devemos confiar que Ele agirá em nosso nome.
Outros versículos bíblicos sobre ‘Deus lembrado’
Assim como Deus se lembrou, devemos nos lembrar também e honrar nosso Senhor. Além do acima, aqui estão alguns outros versículos da Bíblia sobre a lembrança:
À noite, Senhor, lembro-me do teu nome, para guardar a tua lei (Salmo 119: 55).
Eu me lembro dos dias de muito tempo atrás; Eu medito em todas as suas obras e considero o que suas mãos fizeram (Salmo 143: 5).
“Eu estou com você e cuidarei de você onde quer que você vá, e eu o trarei de volta a esta terra. Eu não vou te deixar até que eu tenha feito o que eu prometi a você ” (Gênesis 28:15).
Mas Sião disse: “O Senhor me abandonou, o Senhor se esqueceu de mim”. Pode uma mãe esquecer o bebê em seu peito e não ter compaixão pelo filho que deu à luz? Embora ela possa esquecer, não vou esquecer você! Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; suas paredes estão sempre diante de mim (Isaías 49: 14-16).
Quais são alguns dos seus versículos bíblicos favoritos que o lembram de que Deus se lembra e sempre cumpre Suas promessas? De que forma Deus se lembra de você hoje?
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / metamorworks