Não te preocupes com nada, mas em cada situação, pela oração e súplica, com ação de graças, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus (Filipenses 4: 6-7).
“Deixo-vos a paz; minha paz eu te dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não deixe seus corações ficarem perturbados e não tenha medo ” (João 14:27).
Em ambas as passagens acima, somos informados para não ficarmos ansiosos, preocupados ou com medo e, simultaneamente, prometemos a paz de Deus. Filipenses 4: 7 diz que a paz de Deus guardará nossos corações e mentes. Como isso funciona?
A paz de deus
Em cada passagem, a ordem é diferente. Paulo, em sua carta aos Filipenses, diz não se preocupe com nada, e a paz de Deus guardará seus corações. Jesus diz: “Estou deixando a minha paz; não deixe seus corações ficarem perturbados ou com medo.”
Ambos são declarações condicionais. Imagine um pai dizendo a um filho: “Vamos ter um ótimo dia na Disney World. Fique comigo hoje e eu irei protegê-lo de se perder na multidão. ” O pai pode reverter a afirmação e dizer desta forma: “Vou protegê-lo de se perder na multidão, mas você precisa ficar bem comigo”.
A promessa é condicional. John MacArthur diz o seguinte: “Calma ou tranquilidade interior é prometida ao crente que tem uma atitude de gratidão baseada na confiança inabalável de que Deus é capaz e deseja fazer o que é melhor para Seus filhos” (MacArthur Study Bible note on Philippians 4: 7) . A paz de Deus nos protegerá ou manterá enquanto confiarmos nEle.
É como o adesivo de para-choque diz: “Conheça a Deus, conheça a paz. Sem Deus, sem paz. ”
Também é interessante que Filipenses 4: 7 se refere à “paz de Deus” e Filipenses 4: 9 ao “Deus de paz”. Confie no Deus da paz e experimente a paz de Deus. Eles vão juntos. Você não pode ter um sem o outro.
Você pode ter ouvido a história por trás do hino amado, “Está bem com minha alma.” O escritor, Horatio Spafford, escreveu as palavras depois de ouvir a notícia de que suas quatro filhas haviam se perdido no mar. A música começa,
Quando a paz, como um rio, acompanha meu caminho; Quando tristezas como ondas do mar rolam; Qualquer que seja a minha sorte, Tu me ensinaste a dizer; Está bem, está bem com a minha alma.
Como poderia Horatio Spafford, ou qualquer outra pessoa, escrever sobre a paz de Deus após tal perda? Horatio, além de advogado, era um presbítero presbiteriano. Apesar de sua perda trágica, ele experimentou a paz de Deus porque já havia tomado uma decisão consciente de seguir o Deus da paz. A paz protegeu seu coração e mente, que de outra forma poderiam ter sido devastados além da esperança.
Veja o contraste em Jeremias 17: 5-10:
Isso é o que Senhor diz: “Maldito aquele que confia no homem, que tira força da mera carne e cujo coração se afasta do Senhor. Essa pessoa será como um arbusto nas terras devastadas; eles não verão prosperidade quando ela chegar. Eles habitarão nos lugares áridos do deserto, em uma terra salgada onde ninguém vive.
Mas abençoado é aquele que confia no senhor, cuja confiança está nele. Eles serão como uma árvore plantada junto à água que envia suas raízes pelo riacho. Não teme quando chega o calor; suas folhas são sempre verdes. Não se preocupa em um ano de seca e nunca deixa de dar frutos ”.
O coração é enganoso acima de todas as coisas e além da cura. Quem pode entender isso? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e examino a mente, para recompensar cada pessoa de acordo com sua conduta, de acordo com o que suas ações merecem. ”
Deus guarda o seu coração
Você já se sentiu como se estivesse morando em um lugar árido no deserto, em uma terra salgada onde ninguém vive? Sem água, sem sombra, sem oásis, sem refresco? Essa é a vida vivida sem o Deus da paz. Sem proteção. Aberto aos elementos.
E então há a pessoa que confia no Senhor, cuja confiança está Nele. Em vez de um arbusto no deserto, essa pessoa é como uma árvore plantada junto à água.
O calor pode vir, mas não haverá nada a temer porque suas raízes estão constantemente absorvendo a água do riacho. Seu refrigério está embutido, paz interior e proteção transcendendo todo entendimento.
A passagem em Jeremias continua dizendo que o Senhor sonda o coração e examina a mente. O Deus da paz deseja proteger nossos corações e mentes com Sua paz.
É por isso que Davi pediu a Deus que o sondasse e conhecesse seu coração; teste-o e conheça seus pensamentos ansiosos e veja se havia alguma forma ofensiva nele (Salmo 139: 23-24).
A ansiedade é ofensiva a Deus porque comunica falta de confiança Nele. (Para um ótimo livro sobre este assunto, dê uma olhada no livro de Max Lucado Ansioso por nada.)
Por que isso é importante?
Em Mateus capítulo 8, há uma pequena história excelente sobre os discípulos no Mar da Galiléia quando uma tempestade repentina e furiosa ameaçou atingir o barco. Jesus estava com eles no barco, mas estava dormindo.
Os discípulos ficaram apavorados e acordaram Jesus implorando para que os salvasse. “Ele respondeu: ‘Vocês de pouca fé, por que estão com tanto medo?’ Então ele se levantou e repreendeu os ventos e as ondas, e estava tudo calmo ”(Mateus 8:26).
Seu medo mostrou sua falta de confiança. Embora o Deus de paz estivesse ali com eles, eles ainda não confiavam Nele e, portanto, não tinham paz. Não podemos simplesmente acreditar que Ele existe; devemos aprender a confiar nEle!
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / Prostock-Studio
Kristi Walker foi missionário em Berlim, Alemanha, por mais de 15 anos, trabalhando com uma igreja internacional como Diretor de Ministérios Estudantis. Ela é autora de dois livros – Decepção: um caminho sutil para longe de Cristo e convencido. Aplicação dos princípios bíblicos às escolhas da vida.