Deus ama a todos, incluindo aqueles que ainda não receberam a salvação? Esta é uma pergunta comumente feita na fé cristã. A resposta para isso é Sim, Deus ama a todos. Portanto, vamos nos aprofundar nos detalhes do motivo pelo qual Deus ama todas as Suas criações.
O Amor de Deus Escrito em João 3:16
A melhor evidência do amor de Deus pelo mundo seria Jesus Cristo. Em João 3:16, está escrito que “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
A passagem menciona a palavra “mundo”. Isso significa que Deus ama o mundo inteiro, tanto os justos quanto os iníquos, e porque Ele deseja salvar o mundo dos pecados, Ele deu Seu único Filho.
O “mundo” a que se refere aqui é a maldade do mundo, e não o próprio mundo físico. Deus sabe que o mundo é mau, e Suas criações estão expostas a essa maldade de muitas maneiras e formas e, portanto, pecam. É por isso que Ele enviou Seu filho para salvar o mundo.
No entanto, está escrito em João 15:19 que os seguidores de Deus são pessoas que não amam o mundo e aqueles que não são Seus seguidores são aqueles que amam a maldade do mundo. “Se você pertencesse ao mundo, ele o amaria como se fosse seu. Assim sendo, você não pertence ao mundo, mas eu o escolhi fora do mundo. É por isso que o mundo te odeia.”
Embora não seja dito explicitamente que Deus não ama os ímpios, está escrito nesta passagem que as pessoas devem cuidar de amar o mundo mais do que amam a Deus.
A passagem também envia uma mensagem poderosa para qualquer pessoa ao redor do mundo – que receber a salvação é fácil. Isso é afirmado na primeira parte de João, João 1:12: “Mas a todos os que o receberam, aos que creram em seu nome, deu o direito de se tornarem filhos de Deus”.
A salvação é fácil e qualquer um pode fazer isso. Basta que uma pessoa creia que seu Salvador é Jesus Cristo e receba Jesus por meio do Espírito Santo e do batismo.
No entanto, nem todos entendem como isso é fácil e tendem a complicar as coisas com o pecado e com a crença em outros deuses e doutrinas. No entanto, Deus ainda os ama porque foram criados por Ele e Deus é persistente dessa forma.
Além de João 3:16, também vemos o grande amor de Deus por nós em Efésios 2: 4-5: “Mas, por causa do seu grande amor por nós, Deus, que é rico em misericórdia, nos deu vida com Cristo ainda quando éramos morto em transgressões – é pela graça que você foi salvo. ”
Nesta passagem, Paulo começa falando sobre a grande misericórdia e amor de Deus e então continua a falar sobre a diferença entre não crentes e crentes. Este texto diferencia as pessoas em termos de crer em Cristo e não.
No entanto, ele escreve sobre transgressões. Nesta passagem, podemos ver que Deus nos ama mesmo que “estejamos mortos nas transgressões”. Por essa linha, é óbvio que Deus ama e tem misericórdia até dos pecadores.
O Amor de Deus Escrito em Romanos 5: 8
Isso é explicado em Romanos 5: 8, conforme está escrito: “Mas Deus prova o seu amor por nós, porque Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores”.
Este versículo é um dos versículos mais amados da Bíblia porque fala sobre o amor de Deus de uma maneira curta, mas direta. Paulo escreve claramente sobre a salvação por meio da morte de Cristo e que a fé é a base dela.
Também mostra que estamos em paz com o amor de Deus enquanto formos salvos, porque estamos seguros nas mãos de Deus que nos ama.
Mas a ideia mais amorosa que esse versículo diz é que não temos que questionar o amor de Deus por nós por meio de palavras, mas sim da evidência de Seu amor, o que é muito óbvio na passagem: “Somos pecadores, Cristo morreu por nós”.
Esta passagem colocou muita ênfase na morte de Cristo pelos pecadores. O que isto significa? Isso significa que Ele morreu em nosso lugar. Nós merecemos morrer por nossos pecados, mas Jesus, por meio das instruções de Deus, morreu por nós. E, evidentemente, é preciso muito amor para uma pessoa morrer por ela – esse é o amor de Deus.
O mero fato de que Deus deu Seu Filho para salvar a todos dos pecados é uma evidência irrefutável de que Ele não apenas ama aqueles que são salvos, mas também aqueles que não são salvos.
Agora, mesmo que haja evidências irrefutáveis de que Deus ama a todos, há debates que dizem o contrário. Uma das passagens geralmente fornecidas para refutar o fato de que Deus ama a todos é Romanos 9:13, “Eu amei Jacó, mas odiei Esaú”.
Esta passagem é citada para mostrar evidências de que Deus ama apenas os crentes e não os não crentes – como Jacó é um crente e Esaú não. Mas há um problema com a representação.
Se olharmos de perto o contexto de como Paulo escreveu este texto, ele estava realmente se referindo a Malaquias. Em Malaquias, Jacó e Esaú são representantes das nações (Israel e Edom) e não as metáforas dos crentes e não crentes. Por esta razão, o argumento usando Romanos 9:13 não é válido.
O que isto significa?
Deus ama a todos. Este é um fato que foi discutido nos versículos radicais de João 3:16, Efésios 2: 4-5, Romanos 5: 8 e muitos outros versículos da Bíblia que não são mencionados neste artigo.
O amor de Deus é tão grande que Ele deu Seu único Filho para morrer por nossos pecados e ressuscitar. Este ousado fato, por si só, é uma evidência muito importante do amor de Deus por seus filhos.
© iStock / Getty Images Plus / DKosig
Glory Dy é criador de conteúdo há mais de 10 anos. Ela mora em um subúrbio tranquilo com sua família e quatro gatos.