Em toda a Bíblia, Deus fala sobre o futuro. No livro de Isaías, Deus fala sobre Jesus nos capítulos 52 e 53. No livro de Apocalipse, a Bíblia fala sobre como Jesus voltará e como o inimigo será destruído para sempre. O futuro é onde a maioria dos nossos olhos busca, mas às vezes buscar o futuro nos leva ao erro.
Nossa busca pelo futuro pode nos levar a nos perder em um mar de mistérios. Nossa busca por qualquer coisa diferente de Deus é uma tempestade na qual não devemos querer entrar. Por esta razão, vamos confiar em Deus para nos revelar Seu plano como Ele deseja e deixar o futuro totalmente nas mãos de Deus.
A amargura de nossos corações
Então veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amittai, dizendo: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela; pois a maldade deles subiu até mim. ” Mas Jonas levantou-se para fugir para Társis da presença do Senhor. Ele desceu a Jope e encontrou um navio que ia para Társis; então ele pagou a passagem e desceu para lá, para ir com eles a Társis da presença do Senhor (Jonas 1: 1-3).
Jonas estava fugindo do que Deus havia ordenado que Ele fizesse. Ele ficou tão tomado pela amargura e raiva pela maneira como Nínive tratou os israelitas (Naum e Jonas 3). Em Jonas 4, Jonas sabia que Deus seria misericordioso e cheio de amor infalível para com o arrependimento de Nínive. Então, como Jonas sabia que Deus reagiria dessa maneira?
Se Jonas, um servo e filho de Deus, estava buscando e perseguindo Deus de tal forma que Deus revelou Sua natureza a Jonas, ninguém pode ter certeza de como Deus nos revela Seus planos e suas características, é realmente um mistério. É um bom mistério a ser buscado porque Deus quer que o busquemos.
E os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, não desamparaste os que te procuram (Salmo 9:10).
À medida que continuamos a ler Jonas capítulo 4: 5-7, vemos que Deus dá um exemplo físico de por que Deus não destruiu Nínive naquela época:
Jonas deixou a cidade e sentou-se a leste dela. Ele fez para si um abrigo ali e sentou-se à sua sombra para ver o que aconteceria com a cidade. Então o Senhor Deus designou uma planta, e ela cresceu para fornecer sombra sobre a cabeça de Jonas para aliviar seu desconforto. Jonas ficou muito satisfeito com a planta. Quando amanheceu no dia seguinte, Deus designou um verme que atacou a planta e ela secou.
Jonah estava com raiva e cheio de tanta amargura que queria morrer. Talvez ele estivesse tão bravo porque seu povo no norte de Israel foi destruído e Deus salvou o povo que destruiu aquela parte de Israel. Mas Deus explica mais tarde que Jonas não tem o direito de ficar zangado com Ele por salvar Nínive.
Deus conheceu e teve compaixão de Nínive porque Ele os criou e cuidou deles (Jonas 4:10). Então, talvez, Deus nos deixe saber alguns dos detalhes de Seus planos futuros, e Ele apenas revela o que Ele quer que saibamos. Se soubéssemos tudo como Deus, como poderíamos lidar com a vastidão desse conhecimento?
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos”, declara o Senhor. “Pois assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os seus e os meus pensamentos do que os seus pensamentos (Isaías 55: 8-9).
Nosso sofrimento e nosso futuro
Pois eu considero que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós. (Romanos 8:18).
Foi meu último ano na minha carreira de graduação e eu estava extremamente estressado. Acho que nunca passei por tanta pressão antes naquela época. Eu estava aceitando mais horas de crédito do que poderia suportar, e uma aula que eu absolutamente gostaria de nunca ter feito. Eu sei que não sou o único estudante universitário que passou por isso.
Mas eu me lembro de sentar no carpete do meu quarto, buscando e orando a Deus. Essa foi uma experiência estranha, porque eu nunca pensei que o que Deus estava me alertando pudesse acontecer. Senti em meu espírito que ia ficar doente. Lembro-me de dizer a Deus que ficaria muito zangado com Ele se permitisse que isso acontecesse.
Bem, naquele inverno eu adoeci – por quase três meses seguidos. Meu estresse se tornou meu inimigo e meu futuro nunca pareceu tão sombrio. Meu sofrimento se tornou meu futuro e parecia determinar minha vida adiante. Mas lutei com Deus e aprendi que embora isso tivesse acontecido comigo, não era isso que me definia nem meu futuro. É Deus quem sempre determina meu futuro.
A Bíblia diz em Romanos 8:25, que “esperamos ansiosamente e esperamos com perseverança”. Esperamos e perseveramos que Deus nos redima na esperança de nossos corpos celestes (Romanos 8:23). Nosso futuro pode ser cheio de alegria e de dificuldades (2 Timóteo 3: 1).
Nosso futuro está cheio de esperança porque nossa esperança está somente em Cristo. Portanto, não vamos carregar a amargura do passado em nossos corações e permitir que essa parte de nossas vidas determine nosso futuro. Vamos entregar todas as nossas tensões a Deus, que tão amorosamente as tirará de nós.
Uma oração de encerramento
Pai, agradeço tudo o que você fez em nossas vidas e o que fará em nosso futuro. Oro para que o busquemos primeiro, Deus Pai, e mantenhamos nossos ouvidos atentos à sua voz. Oro para que todos os que estão preocupados com seu futuro dêem tudo a você, Deus. Deus, você conhece nosso futuro e os planos que são para todos nós. Oro para que todos nós confiemos completamente em você para levar nossas vidas em suas mãos. Em nome de Jesus, Amém.
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / fotogestoeber.de
Rebecca Gordon é bacharel em psicologia e está noiva de um homem maravilhoso chamado Joseph. Sua época favorita do ano é a primavera por causa das muitas flores que produz. Ela adora ir à praia, fazer caminhadas e explorar novos lugares. Ela ama a Deus de todo o coração e O servirá todos os dias de sua vida. Ela tem um site de blog e está planejando obter seu mestrado em aconselhamento bíblico.