Em toda a terra, sempre há alguém sofrendo, orando por alívio e paz. Muitas vezes, vemos apenas o que é apresentado à nossa frente. O que vemos penetra em nossa mente e às vezes pode penetrar em nosso coração. Agora mesmo, a Terra ainda está passando por tempos difíceis.
Portanto, a paz foi substituída pelo medo porque a única coisa que o mundo pode ver através desta tribulação é o medo. Jesus, o Filho de Deus, passou pelo inferno na terra para nos dar paz além deste mundo. Portanto, se Jesus fez isso por nós e ainda hoje está vivo em nós, não temos motivos para temer. Temos paz porque Jesus é a nossa paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe o seu coração, nem se atemorize ” (João 14:27).
Acreditar sem ver
O Senhor é uma fortaleza para os oprimidos, uma fortaleza em tempos de angústia. E os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, não desamparaste os que te procuram (Salmo 9: 9-10).
Em Mateus 8: 1-4, Jesus está descendo da montanha e muitas pessoas o seguem. Um homem com lepra veio perguntar a Jesus “se Ele estava disposto a curá-lo”. Jesus disse: “Estou disposto e sê limpo”.
Você consegue imaginar Jesus dizendo a você, na sua cara: “Eu estou disposto”? A paz e a alegria provavelmente tomaram conta desse homem, que vinha sofrendo há muito tempo que estava com a doença. Deus tinha um plano para este homem.
Agora, nem todo mundo que passa por problemas terá o mesmo resultado. Isso não significa que Deus não esteja disposto a fazer um milagre em sua vida. Na verdade, Jesus não fez milagres e curou a todos (Mateus 13: 57-58). Então, se Deus quiser, você está disposto a deixá-Lo assumir o controle de sua vida, mesmo que não saiba o que o amanhã trará?
“Mas busca primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas te serão acrescentadas. Portanto, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã estará ansioso para si mesmo. Suficiente para o dia é o seu próprio problema” (Mateus 6: 33-34).
“Não se turbe o coração. Acredite em Deus; acredite também em mim ” (João 14: 1).
Busquei ao Senhor, e ele me respondeu e me livrou de todos os meus medos (Salmo 34: 4).
Ter fé durante tribulações
Jesus freqüentemente falava em parábolas ou histórias. Essas parábolas eram difíceis de entender para os discípulos e as pessoas que seguiram Jesus. Em João 16:21, a Bíblia declara: “A mulher, quando está em trabalho de parto, sofre porque é chegada a sua hora; mas assim que deu à luz a criança, ela não se lembra mais da angústia, pela alegria de um ser humano ter nascido no mundo ”.
Anteriormente, em João 16:16, Jesus falou: “Um pouco mais, e não me vereis; e novamente um pouco, e você Me verá, porque Eu vou para o Pai. ” Os discípulos não entenderam o que Jesus estava dizendo.
Na verdade, eles não entenderiam até que Jesus lhes aparecesse novamente após Sua morte e ressurreição (Lucas 24: 36-49). Ao longo de nossas vidas, teremos circunstâncias que não compreenderemos naquele momento. Porém, mais tarde, Deus nos revelará e nos fará entender o que Ele estava fazendo durante nossas tribulações.
Um exemplo, na minha vida, é quando descobri que minha mãe foi diagnosticada com melanoma estágio dois (câncer de pele). Essa história remonta a 2017, quando alguns de meus familiares e eu fizemos um cruzeiro. Estávamos todos muito animados e esperançosos. Mas minha mãe tinha uma bolha enorme no braço que parecia dolorida. Ela estava preocupada, mas não tinha consciência de como a situação estava ruim.
Depois que voltamos, minha mãe foi ao médico e descobriu sobre seu câncer. Eu estava no trabalho quando recebi a mensagem. O medo cresceu em mim, mas, ao mesmo tempo, a paz me dominou. Quando minha mãe voltou para casa naquele dia, ela me viu e começou a chorar. Aproximei-me dela, abracei-a e, enquanto ela chorava no meu ombro, disse: “Vai ficar tudo bem”.
Sinceramente, não tinha certeza de que tudo ficaria bem, mas, de alguma forma, Deus me deu paz sobre isso. Então, em meio a toda essa tribulação, minha mãe se aproximou de Deus e rededicou sua vida a Jesus. Oh, e sim, minha mãe, para fazer este dia, está livre do câncer.
Sim, teremos muitas dificuldades e tribulações enquanto estivermos aqui, mas Jesus disse que “Nele teremos paz” (João 16:33). Portanto, ao permanecermos Nele, teremos nossa paz, não importa os problemas que surgirem em nosso caminho (João 15: 4).
O que isto significa?
Essa paz permanecerá em nossos corações mesmo em tempos difíceis, mesmo quando o mundo nos odeia. E o mundo vai nos odiar porque eles odiaram Jesus primeiro (João 15: 18-25). Portanto, continue a ter fé e perseverança em seus problemas. Deus está com você e não vai sair do seu lado.
Portanto, tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual também temos acesso pela fé a esta graça na qual estamos e nos regozijamos na esperança da glória de Deus. E não apenas isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e perseverança, caráter; e caráter, esperança. Agora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5: 1-5, NKJV).
Deus Pai, eu oro por cada um de vocês que lêem isto e que lhes dá seus problemas. Oro pelas pessoas que estão passando por tribulações para que o Senhor lhes dê a paz e a resistência de que precisam. Mas, no geral, oro para que a Sua vontade seja feita em todos nós de acordo com os Seus planos para nós. Em nome de Jesus, Amém.
© iStock / Getty Images Plus / bunditinay
Rebecca Gordon é bacharel em psicologia e está noiva de um homem maravilhoso chamado Joseph. Sua época favorita do ano é a primavera por causa das muitas flores que produz. Ela adora ir à praia, caminhar e explorar novos lugares. Ela ama a Deus de todo o coração e O servirá todos os dias de sua vida. Ela tem um site de blog e está planejando obter seu mestrado em aconselhamento bíblico.