A quem devemos orar como cristãos? Devemos orar a Jesus? Ou devemos orar ao Pai? E quanto ao Espírito Santo? Podemos orar ao Espírito Santo?
Essas perguntas atormentam muitos crentes, impedindo-os de orar, devido ao medo de orar da maneira errada.
Se este é você, deixe-me encerrar seus medos com uma pergunta e então elaborarei. Primeiro, a pergunta: O Espírito Santo é Deus? Se você respondeu sim, então sim, você pode orar ao Espírito Santo, que é Deus. Eu entendo que parece muito mais complicado do que isso, então vou elaborar.
Por que a confusão?
O padrão de oração mais proeminente no Novo Testamento é ao Pai, em nome de Jesus.
“Naquele dia você não Me questionará sobre nada. Em verdade, em verdade, eu digo a você, se você pedir ao Pai alguma coisa em Meu nome, Ele vai dar a você. Até agora você não pediu nada em Meu nome; peça e receberá, para que a sua alegria seja plena ” (João 16: 23-24).
Mas quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele os orientou a se dirigir ao Pai, mas não mencionou o uso de seu nome.
Portanto, é assim que você deve orar: “’Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dê-nos hoje nosso pão de cada dia. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Maligno ” (Mateus 6: 9-13).
No entanto, encontramos orações dirigidas a Jesus também.
Enquanto o apedrejavam, Estêvão orou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então ele caiu de joelhos e clamou: “Senhor, não leve este pecado contra eles.” Quando ele disse isso, ele adormeceu (Atos 7: 59-60).
Mas então essa passagem ilustra a necessidade de algum tipo de comunicação com o Espírito Santo também.
“Mas quando ele, o Espírito da verdade, vier, ele os guiará a toda a verdade. Ele não falará sozinho; ele falará apenas o que ouve e lhe contará o que está por vir. Ele me glorificará porque é de mim que ele receberá o que ele fará conhecido a você. Tudo o que pertence ao Pai é meu. É por isso que eu disse que o Espírito receberá de mim o que ele fará com que você conheça ” (João 16: 13-15).
O que nos foi dito sobre o Espírito Santo?
O Espírito Santo é muito mais proeminente nas escrituras do que alguns imaginam. Ele participou da criação.
No início, Deus criou os céus e a terra. A terra estava sem forma e vazia, e as trevas cobriam as profundezas. E o Espírito de Deus pairava sobre as águas (Gênesis 1: 1-2).
Ajudou Gideão a derrotar os inimigos de Israel.
Mas o Espírito do Senhor desceu sobre Gideão; então ele tocou a trombeta, e os abiezritas se reuniram atrás dele (Juízes 6:34).
Falou profecia por meio do profeta Isaías.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, Porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos pobres; Ele me enviou para curar os quebrantados de coração, para proclamar a liberdade aos cativos e a abertura da prisão para aqueles que estão presos (Isaías 61: 1).
Foi prometido por Jesus que viria nos ajudar.
“No entanto, te digo a verdade: é vantajoso para ti que eu vá embora, pois se eu não for, o Ajudador não virá para ti. Mas se eu for, vou mandá-lo para você ” (João 16: 7).
Preenche os crentes como Jesus prometeu.
Quando o dia de Pentecostes chegou, eles estavam todos juntos em um só lugar. E de repente veio do céu um som como um vento forte e impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados. E línguas divididas como de fogo apareceram para eles e repousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem (Atos 2: 1-4).
Desenvolve fruto em nós.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gálatas 5: 22-23, 25).
E fala conosco.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Apocalipse 2: 7).
Essas são apenas algumas coisas que o Espírito Santo faz. Claramente, ele tem um papel a desempenhar em nossas vidas.
Embora nunca seja dito nas Escrituras para orar a ele, nunca é dito para não orar. Uma coisa que pode nos ajudar a desvendar e simplificar para quem orar é discutir a trindade.
O que é a Trindade
O termo “trindade” não está na Bíblia. A palavra não entrou em uso até o final do século II. Sem se aprofundar muito na história, a Trindade é a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo ou, como alguns dizem, a Divindade.
A Trindade é um Deus encontrado em três pessoas distintas. Não três deuses, apenas um. Em toda a Bíblia, encontramos evidências da natureza trina de Deus. Aqui estão alguns exemplos.
Na criação, está escrito: “Façamos o homem à nossa imagem … (Gênesis 1:26), não é:“ façamos o homem à minha imagem ”.
No batismo de Jesus, está escrito, “e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal como uma pomba. E uma voz veio do céu: ‘Tu és meu Filho, a quem eu amo; contigo me comprazo ”(Mateus 3:16).
E no sermão de Pedro após o Pentecostes, está escrito: “Jesus foi levado para se sentar ao lado direito de Deus e recebeu o Espírito Santo, assim como o Pai havia prometido. Jesus também é aquele que nos deu o Espírito, e é isso que você agora está vendo e ouvindo ”(Atos 2:33).
A Trindade nos mostra que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos Deus juntos como um. Quando oramos a qualquer um deles, oramos a Deus.
A coisa mais importante a lembrar é que Deus deseja se relacionar conosco e isso requer oração.
Importa menos a quem você se dirige quando ora. É mais importante que você ore somente a Deus.
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / ThitareeSarmkasat
Danielle Bernock é um autor, palestrante e treinador internacional premiado que ajuda as pessoas a aceitarem seus valores e a curarem suas almas por meio do poder do amor de Deus. Ela escreveu Emergindo com Asas, Um pássaro chamado Payn (agora disponível em áudio), Manifesto de Amor e Porque você é importante. Seguidora de Cristo há muito tempo, Danielle mora com o marido em Michigan, perto dos filhos e netos adultos. Para mais informações ou para se conectar com Danielle https://www.daniellebernock.com/