A maturidade espiritual é algo que deve ser uma prioridade para todo cristão. É importante em nossas vidas pela maneira como servimos a Deus, interagimos com outras pessoas e cuidamos de nossas famílias.
Ao entrarmos em nosso tópico, convido você a reservar um momento para pedir ao Espírito Santo que abra o seu entendimento de Sua palavra e vontade. É o Espírito Santo que nos revela a palavra de Deus.
O que é maturidade espiritual de acordo com a Bíblia?
Muitas pessoas afirmam ser cristãs, mas há uma diferença entre ser um fã de Jesus e um seguidor de Jesus.
Nossa maturidade espiritual pode definir de que lado da cerca estamos. Ser um seguidor de Jesus é negar a si mesmo, tomar sua cruz e segui-lo. “Então ele chamou a multidão junto com seus discípulos e disse: ‘Quem quiser ser meu discípulo, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’” (Marcos 8:34).
Vamos refletir um pouco sobre o passado. Você se lembra onde o Senhor o encontrou? Mais do que provável, ele conheceu você em sua bagunça. Deus é tão bom que ultrapassa as barreiras da rejeição do mundo para encontrar suas ovelhas perdidas.
Aqui está uma coisa que devemos entender. Embora Deus nos encontre em nossa bagunça e nos aceite como somos, ele não quer que continuemos assim.
Portanto, vamos ir além dos ensinamentos elementares sobre Cristo e ser levados à maturidade, não lançando novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, e da fé em Deus. (Hebreus 6: 1).
O plano de Deus é que sigamos além dos ensinamentos elementares e cresçamos mais à imagem de Jesus Cristo. Isso é maturidade espiritual – para que todas as nossas características sejam mais semelhantes a Jesus em todos os sentidos.
Por que a maturidade espiritual é importante?
A Bíblia descreve os novos crentes como se alimentando de “leite”. Precisamos chegar a um ponto em que não somos mais “bebês espirituais”, mas amadurecemos e nos tornamos “adultos espirituais” (1 Coríntios 3: 2).
Precisamos crescer e comer “alimentos sólidos” e não apenas nos alimentarmos, mas alimentarmos os outros também. O motivo mais importante para amadurecer seria que nossas vidas refletissem a natureza de Jesus Cristo.
Existem também muitos outros motivos para amadurecer, como:
- Ser capaz de liderar nossas famílias como Jesus
- Discipular outros crentes
- Estar equipado para todo bom trabalho
- Para ver o reino de deus
Vejamos o que a Bíblia diz.
Submetam-se uns aos outros por reverência a Cristo. Esposas, submetam-se a seus próprios maridos como fazem ao Senhor. Pois o marido é o cabeça da esposa como Cristo é o cabeça da igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Agora, como a igreja se submete a Cristo, também as esposas devem se submeter a seus maridos em tudo. Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela (Efésios 5: 21-25).
Somente uma pessoa que está constantemente amadurecida por Deus pode efetivamente liderar e servir a família dessa forma.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo que eu lhes ordenei. E certamente estarei com você sempre, até o fim dos tempos ” (Mateus 28: 16-20).
Para que o servo de Deus esteja totalmente equipado para toda boa obra (2 Timóteo 3:17).
Para estar preparado para toda boa obra e fazer discípulos, precisamos ter conhecimento da Palavra de Deus, como aplicá-la e ensiná-la. Isso é algo que vem como resultado de nosso crescimento no Senhor.
Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, ninguém pode ver o reino de Deus a menos que nasça de novo” (João 3: 3).
A maturidade espiritual é um resultado esperado quando nascemos de novo. É importante porque não somos chamados a permanecer a mesma pessoa que éramos antes.
Se compararmos esta passagem com Marcos 8:34 de antes, veremos que para vermos o reino de Deus, precisaremos fazer duas coisas: Nascer de novo, carregar nossa cruz e seguir Jesus.
O que essa combinação faz é nos levar a uma nova vida centrada em Cristo. Quando você nasce de novo, o Espírito Santo faz morada em você e o transforma para ser mais como Jesus.
É um processo conhecido como regeneração. O Espírito Santo está removendo o resíduo do mundo e do pecado e tornando você novo em Cristo.
Carregar nossa cruz para seguir Jesus é colocar de lado o velho eu com seus desejos pecaminosos e ser obediente a ele. A maturidade espiritual dá importância a uma vida santa.
É importante manter esse estilo de vida porque Jesus disse que sem nascer de novo, não veríamos o reino de Deus. Este é o início da maturidade espiritual.
Nossa maturidade é um reflexo de nosso relacionamento com Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, tolerância, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra tais coisas não há lei (Gálatas 5: 22-23).
Se não amadurecermos em nosso relacionamento com Deus, não podemos dar fruto do Espírito. Nossa maturidade também nos ajuda a crescer em sabedoria, conhecimento e compreensão.
Os sábios de coração são chamados de perspicazes, e palavras graciosas promovem instrução (Provérbios 16:21).
Como Alcançar Maturidade Espiritual
Quero deixar você com passos que você pode seguir para amadurecer espiritualmente. Esses mesmos passos garantirão o crescimento espiritual quando aplicados.
Primeiro, devemos construir uma vida de oração e adoração. Intimidade é o que Deus está procurando e é assim que o Espírito Santo vai te encher. “Olhar para o Senhor e sua força; busque sempre a sua face ”(1 Crônicas 16:11).
Também devemos ler nossa Bíblia e aplicá-la em nossa vida cotidiana.
Não se limite a ouvir a palavra, e assim se enganem. Faça o que diz. Quem ouve a palavra mas não faz o que ela diz é como quem olha para o seu rosto no espelho e, depois de se olhar, vai embora e esquece imediatamente o que é. Mas quem olha atentamente para a lei perfeita que dá liberdade e continua nela – não esquecendo o que ouviu, mas fazendo – será abençoado no que faz (Tiago 1: 22-25).
Por último, precisamos também nos reunir com uma família da igreja cheia do Espírito.
E consideremos como podemos estimular uns aos outros para o amor e as boas ações, não desistindo de se encontrar, como alguns têm o hábito de fazer, mas encorajando uns aos outros – e tanto mais quanto você vê o Dia se aproximando (Hebreus 10: 24-25).
Crescer espiritualmente requer crescer em oração, adoração e conhecimento da Bíblia. Mais importante ainda, amadurecer espiritualmente significa crescer na fé e no arrependimento.
Quero deixar claro que a maturidade espiritual é um processo. A graça do Senhor Jesus nos permite crescer em nossa fé e quanto mais fazemos, mais nos pareceremos com Jesus.
Crédito da foto: © iStock / Getty Images Plus / FotoDuets