As cores, assim como os números, têm um significado significativo na Bíblia. Entender o que as diferentes cores simbolizam pode nos ajudar a obter um entendimento mais profundo das Escrituras e nos dar revelação em nossa caminhada de fé.
O significado das cores primárias na Bíblia
As três cores primárias encontradas na natureza são vermelho, amarelo e azul. Cada uma dessas três cores primárias tem um significado particular na Bíblia.
Vermelho: Vermelho é traduzido no Antigo Testamento como oudem, que significa “argila vermelha”. É a raiz da palavra humanidade. Figuras bíblicas como Adão (Gênesis 2: 7) e Esaú (Gênesis 25:25) têm seus nomes derivados da palavra oudem.
O simbolismo do vermelho estende seu significado para a humanidade como uma metáfora para a humanidade. No Antigo Testamento, o sacrifício de sangue de um animal significava expiação pelos pecados (Levítico 17:11). Os israelitas também pintaram o sangue de uma oferta de cordeiro pascal para que o anjo da morte passasse por suas casas durante a décima e última praga do Egito (Êxodo 12: 1-13).
No entanto, o vermelho é mais comumente associado ao sangue de Jesus Cristo que Ele derramou como o preço do título para nossa salvação na cruz no Calvário (Colossenses 1:20).
Azul: O azul na Bíblia representa os céus e a Palavra de Deus. Em Êxodo, quando Moisés, seus filhos e 70 anciãos de Israel subiram ao Monte Sinai para adorar a Deus, eles viram Deus e descreveram o pavimento sob Seus pés como sendo brilhante como o céu azul (Êxodo 24:10). Após esse encontro, Moisés recebeu os 10 mandamentos.
Azul é traduzido em hebraico como tekelet. Também é encontrado na Bíblia como significando roxo (Ezequiel 23: 6) ou violeta (Jeremias 10: 9). Tekelet era a cor designada para as roupas do sacerdote, em particular, suas bainhas (Êxodo 28: 5-6). Em Lucas 8: 40-48, a mulher com fluxo de sangue foi curada por nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, quando ela tocou a orla de Suas vestes. Portanto, o azul também é considerado a cor da cura e da graça de Deus.
Amarelo: O amarelo é referenciado na Bíblia pela palavra hebraica Charuts, que se refere ao ouro de metal precioso. O ouro representa a soberania de Deus. No Antigo Testamento, Salomão mandou construir o Templo e revestir com ouro, até mesmo os utensílios do sacerdote (1 Reis 6). No nascimento de Jesus, um dos presentes que Ele recebeu foi ouro (Mateus 2:11).
Além disso, no livro de Apocalipse, a Nova Jerusalém é referida como uma cidade de ouro puro (Apocalipse 21:18).
O amarelo e o ouro também representam a presença de Deus (Deuteronômio 4:24) e a purificação pelo fogo (1 Pedro 1: 7).
O significado das cores secundárias na Bíblia
Além das cores primárias, as cores secundárias também carregam significado na Bíblia.
Verde: Verde, sendo a cor da vegetação, simboliza a vida, restauração e novos começos (Salmo 1.3). Verde também é a cor da ressurreição, que experimentamos na primavera.
Âmbar: Âmbar simboliza a glória de Deus, Seu julgamento e perseverança (Ezequiel 1: 4).
Roxa: Roxo representa realeza, majestade e sacerdócio na Bíblia (João 19: 2).
Branco: Branco se refere a santidade, luz, pureza, redenção e a justiça de Jesus Cristo (Marcos 16: 5).
Preto: Preto simboliza pecado, escuridão, morte e catástrofe (Sofonias 1:15).
Prata: A prata é um símbolo da Palavra de Deus, divindade, salvação e refinamento (Salmo 66:10).
Escarlate: Escarlate pode representar pecado (Isaías 1:18), mas também se refere à realeza (Daniel 5:16).
Bronze: Bronze significa força e durabilidade. Como uma liga, é dura e durável e foi usada para fazer as dez pias de bronze, que eram bacias para se lavar (Êxodo 30:18) e o Mar Fundido, uma grande bacia para ablução dos sacerdotes no templo construído por Salomão (1 Reis 7: 23-26). No livro do Apocalipse, os pés de Jesus são descritos como sendo de bronze (Apocalipse 1:15).
Qual é a representação mais vívida das cores na Bíblia?
Uma miríade de cores é representada em Gênesis 9:13, quando Deus envia um arco-íris após o Dilúvio.
O arco-íris é um símbolo da aliança que Deus fez conosco de nunca destruir a humanidade ou qualquer criatura viva novamente.
A representação das cores é relevante para os cristãos hoje?
No Cristianismo moderno, as cores são usadas com frequência para representar as diferentes facetas do caráter e das promessas de Deus.
Vermelho e dourado são as cores que os cristãos freqüentemente associam com o Natal, bem como o verde com a primavera e a ressurreição de Jesus Cristo. Pandeiros que são usados em louvor e adoração costumam ser enfeitados com fitas multicoloridas. Os candidatos ao batismo se vestem de branco como um símbolo de renascimento e da purificação de seus pecados.
Além disso, o arco-íris é um sinal internacional do Cristianismo. É usado com freqüência em merchandising e marketing cristão.
Fontes:
www.color-meanings.com, “Significado bíblico das cores”
crossexamined.org, “Guia de referência para o simbolismo bíblico das cores”, Brian G. Chilton.
reasonforhopejesus.com, “The Meaning of Colors in the Bible?”
itsaboutworship.com, “Simbolismo das cores”
compellingtruth.org, “O arco-íris tem um significado? Qual é o significado bíblico do arco-íris? ”
© iStock / Getty Images Plus / Pattadis Walarput
Madeline Kalu é um escritor cristão e co-fundador da Jacob’s Ladder Blog. Ela nasceu na Inglaterra, mas atualmente mora na Alemanha com seu marido, Solomon. Em resposta ao medo, ansiedade e desespero gerados pela pandemia COVID-19, Jacob’s Ladder Blog escreveu um livro eletrônico gratuito intitulado “Mais do que conquistadores por meio de Cristo” para encorajar, fortalecer e dar esperança em meio a essa pandemia. Você pode baixar o EBook ou ler online em www.jacobsladderblog.com.