Você provavelmente já ouviu outros cristãos falando sobre o teste de personalidade do Eneagrama. Se não, você pode ter feito o teste sozinho. Ao contrário de muitos outros testes de personalidade, este tende a ter a maior precisão e definitivamente acumulou interesse entre os círculos cristãos. Você pode descobrir que um quebra-gelo comum em um estudo bíblico ou retiro para mulheres é: “Qual é o seu número do Eneagrama?”
Mas o que exatamente é o teste de personalidade do Eneagrama? Qual é a compreensão básica dos nove tipos de Eneagrama, e por que os cristãos parecem amar tanto esse teste de personalidade? Exploraremos essas questões e muito mais.
O que é o Eneagrama?
O Eneagrama, além de ser uma figura geométrica de nove pontos, é um teste de personalidade de nove pontos agora bem conhecido desenvolvido por George Gurdjieff, Oscar Ichazo, Claudio Naranjo e outros.
De acordo com Cron e Stabile’s A estrada de volta para você, Naranjo, um psiquiatra do Chile, “trouxe o Eneagrama de volta aos Estados Unidos” e o apresentou a um grupo de alunos, um dos quais, o padre Robert Ochs, mais tarde o ensinou a alunos do seminário na Universidade Loyola. Assim, o Eneagrama entrou nos círculos cristãos americanos, expandindo-se a partir daí.
Além de ser um teste de personalidade, o Eneagrama promove o autoconhecimento e a autoconsciência. Nas palavras do reformador, João Calvino, “Sem o conhecimento de si mesmo, não há conhecimento de Deus”.
Sem uma introspecção honesta e reflexiva guiada pelo Espírito de Deus por meio da iluminação da Palavra de Deus, nós, como humanos, podemos ignorar o pecado e outros obstáculos ao nosso crescimento espiritual e utilidade para Cristo. Hebreus 12: 1 nos exorta a, “jogar fora tudo o que impede e o pecado que tão facilmente nos envolve [and] corre com perseverança a corrida que nos foi traçada… ”(NVI). É impossível livrar-nos dos obstáculos e do pecado se não estivermos cientes deles.
Também somos advertidos nas Escrituras contra divisão e dissensão (Romanos 13:13, 1 Coríntios 12:25, Gálatas 5:20). Uma compreensão mais profunda de como Deus nos projetou de maneira diferente pode levar a uma maior paciência, longanimidade e unidade.
Tipos de personalidade do eneagrama
O Eneagrama apresenta nove tipos principais de personalidade, “um dos quais naturalmente gravitamos e adotamos na infância para enfrentar e nos sentir seguros. Cada tipo ou número tem uma maneira distinta de ver o mundo e uma motivação subjacente que influencia fortemente como esse tipo pensa, sente e se comporta “, de acordo com A estrada de volta para você.
Os nove tipos de personalidade são:
Tipo um: o perfeccionista
Esse tipo de pessoa geralmente pode ser um grande orquestrador. Eles têm uma tendência a ver as coisas em preto e branco e freqüentemente tendem mais para a justiça do que para a misericórdia.
Tipo dois: o ajudante
O ajudante não pode deixar de ajudar. Freqüentemente, descobrirão seu valor sendo um grande anfitrião ou doador para os outros.
Tipo três: o intérprete
Como o nome indica, essa pessoa geralmente prospera com a produtividade e as realizações.
Tipo Quatro: O Romântico
Quatros tendem a ter um forte lado artístico e emocional. Frequentemente, eles veem o mundo de uma maneira muito diferente dos outros.
Tipo Cinco: O Investigador
Se disseram que você é um grande ouvinte, você pode ter cinco anos. Eles observam o mundo ao seu redor em quietude e freqüentemente captam pequenos detalhes.
Tipo seis: o leal
Conforme indicado pelo título, essa pessoa costuma ser um amigo muito leal. Você sabe que pode contar com essa pessoa. Freqüentemente, também ajudam a resolver problemas.
Tipo sete: o entusiasta
Essas pessoas tendem a ser cheias de energia e espontâneas. Geralmente são ótimos para entreter e tendem a ter um lado mais ousado.
Tipo Oito: O Desafiador
Oito tendem a dizer como as coisas são. Eles valorizam a honestidade e não medem as palavras ao seu redor.
Tipo Nove: O Pacificador
Freqüentemente, um nove se mesclará com um grupo no qual foi colocado. Eles valorizam a paz e bons relacionamentos.
De acordo com Cron e Stabile, cada número ou tipo de personalidade é “dividido em três tríades – três na Tríade do Coração ou Sentimento, três na Tríade da Cabeça ou do Medo e três na Tríade do Intestino ou da Raiva”. Todos os nove números também têm uma tentação correspondente ou “pecado mortal”: (1) raiva, (2) orgulho, (3) engano, (4) inveja, (5) avareza, (6) medo, (7) gula, ( 8) luxúria e (9) preguiça.
Benefícios exclusivos do Eneagrama
1. Ajuda os cristãos a entender suas lutas pelo pecado.
O Eneagrama é amado pelos cristãos por sua capacidade de ajudar uma pessoa a entender sua disposição e tendência para certas lutas contra o pecado.
2. Ajuda os cristãos a compreenderem outras pessoas.
Também nos ajuda a compreender melhor os outros. Para citar um missionário evangélico na Inglaterra que usa o Eneagrama na liderança empresarial:
“Está de acordo com a cosmovisão cristã de que o pecado e o quebrantamento estão presentes em cada indivíduo e moldam quem somos. A principal prioridade de um cristão é amar a Deus e amar as pessoas (Mateus 22: 37-39). Ao tentarmos amar as pessoas, somos constantemente confrontados com a dificuldade dessa tarefa devido às nossas diferenças. O Eneagrama nos equipa com ferramentas para entender as pessoas, bem como o que as motiva e como agem / reagem. Isso nos ajuda em nossa jornada para amar melhor as pessoas. ”
3. É baseado espiritualmente.
O Eneagrama é único por ter uma base espiritual e não meramente psicológica, por exemplo, como o Indicador de Tipo Myers-Briggs.
Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile escreveram recentemente um livro intitulado A estrada de volta para você: Uma jornada do Eneagrama para a autodescoberta (2016), que é um guia para compreender a natureza espiritualmente benéfica e os usos do Eneagrama. É claro que, como acontece com qualquer ferramenta ou invenção humana, existem pontos fortes e fracos.
Um recurso útil para compreender e discernir os prós e os contras do Eneagrama é “A estrada de volta para você ou para outro lugar?”, De Kevin DeYoung.
Muitas pessoas consideram o Eneagrama, no mínimo, uma forma intrigante de aprender um pouco mais sobre si mesmo do que você sabia antes e, no máximo, uma ferramenta útil para o crescimento espiritual, pessoal e relacional.
Em 1 Coríntios 11: 28-31, Paulo admoestou os crentes a se examinarem. Ele escreveu: “Mas se tivéssemos mais discernimento a respeito de nós mesmos, não cairíamos sob tal julgamento”.
Similarmente, Lamentações 3:40 diz: “Examinemos os nossos caminhos e os provemos, e voltemos para o Senhor”.
No final das contas, o maior “teste” para espiritualidade é conhecer a Deus por meio de Sua Palavra e examinar a nós mesmos contra Seu padrão de santidade e justiça. Saber seu número no Eneagrama pode ser benéfico, mas, a menos que isso o leve a Jesus, é apenas uma diversão. Certifique-se de sempre exercer o discernimento e não dar muita importância aos testes de personalidade. Encontramos nossa verdadeira identidade em Jesus. Os testes de personalidade às vezes podem ter a tendência de dividir e colocar os cristãos em campos separados. Saiba que nós fazemos as pazes 1 corpo em Cristo e que encontramos nossa identidade somente nele.
Se você descobrir que os testes de personalidade impediram sua caminhada com Cristo, afaste-se deles.
Fontes
Ian Morgan Cron e Suzanne Stabile, A estrada de volta para você: uma jornada do Eneagrama para a autodescoberta, Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2016, 11.
John Calvin, Institutos da Religião Cristã, 1599, Livro 1, Capítulo 1, https://reformed.org/books/institutes/books/book1/bk1ch01.html.
Crédito da foto: Getty / Peter Hermes Furian