A palavra epístola vem da palavra grega epistole, significando carta ou mensagem. As epístolas eram principalmente comunicações escritas durante a época do Novo Testamento. Por exemplo, Paulo, Pedro e João escreveram epístolas ou cartas a igrejas ou indivíduos (Timóteo, Tito, Filemom).
As epístolas foram escritas em rolos
Uma epístola era uma carta escrita em um pergaminho, mais freqüentemente ditada por um autor a um escriba e então revisada pelo autor antes de ser entregue por um mensageiro confiável. 1 Pedro, por exemplo, menciona Silvano ou Silas (1 Pedro 5:12) como transcrevendo a carta de Pedro. Timóteo, companheiro próximo de Paulo, também estava envolvido na transcrição e entrega das cartas de Paulo (Colossenses 1: 1; 1 Tessalonicenses 1: 1; Filemom 1: 1). Mesmo assim, Paulo verifica em cada carta que escreve que ele é o autor (Gálatas 6:11).
Epístolas seguem um modelo
As epístolas seguem um modelo bastante reconhecível. Por exemplo, as cartas de Paulo começam com uma introdução em que ele se identifica com o público, menciona quaisquer associações conhecidas e dá uma saudação. A introdução de uma epístola é seguida pelo corpo principal da carta e conclui com uma bênção e uma nota pessoal para indivíduos dentro da igreja a que se dirige.
Epístolas são encontradas apenas no Novo Testamento
As epístolas nas Escrituras são encontradas apenas no Novo Testamento, que contém 21 cartas que vão de Romanos a Judas. Treze das epístolas foram escritas pelo apóstolo Paulo. Esses são:
- Romanos
- 1 e 2 Coríntios
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossenses
- 1 e 2 tessalonicenses
- 1 e 2 Timóteo
- Titus
- Philemon
Nas epístolas paulinas há um grupo de cartas conhecidas como epístolas da prisão (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom). Essas epístolas foram escritas durante a prisão domiciliar de dois anos de Paulo em Roma (Atos 28: 30-31). As Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito) foram escritas para os líderes da igreja e incluem ensino com foco nos serviços de adoração e na ordem da igreja na igreja primitiva.
Seguindo as epístolas de Paulo, estão oito epístolas gerais, também conhecidas como epístolas católicas, e são escritas para um público universal. Isso inclui o seguinte:
- Hebreus
- James
- 1 e 2 Pedro
- 1, 2 e 3 John
- Judas
Autores de epístolas no Novo Testamento
Não sabemos quem é o autor de Hebreus. A epístola de Tiago é um dos primeiros livros do Novo Testamento e foi escrita por Tiago, o meio-irmão de Jesus (1 Coríntios 15: 7). Pedro escreveu 1 e 2 Pedro. João, o mesmo autor do Evangelho de João e Apocalipse, escreveu 1-3 João. Judas foi escrito por Judas, outro meio-irmão de Jesus (Judas 1: 1).
Os autores das epístolas (Pedro, Paulo ou João) ou um membro da família do Senhor Jesus (Tiago e Judas) foram todos inspirados pelo Espírito Santo (2 Timóteo 3: 16-17; 2 Pedro 1: 20-21) , e as cartas são preservadas como parte dos escritos do Novo Testamento hoje.
A Obra pelo Espírito Santo
Deus fala por meio da Palavra de Deus. O Senhor Deus enviou Suas próprias epístolas pessoais na pessoa do Senhor Jesus para cumprir Sua obra consumada por meio de Sua morte e ressurreição (João 19:30). Depois disso, Jesus ascendeu ao céu, onde agora é nosso Sumo Sacerdote, Advogado, Intercessor e, em breve, Senhor que voltará.
Jesus deu a Seu povo Sua carta de amor, que é Sua Palavra revelada. Os apóstolos enviaram cartas às igrejas para instruir as pessoas de lá. Mesmo assim, uma carta não é muito pessoal, por isso o Senhor Jesus envia o Espírito Santo (Jo 15-17), que usa a Palavra na vida dos cristãos para ajudá-los a andar na graça de Deus.
Dicas para estudar as epístolas do Novo Testamento
Conforme você estuda, as epístolas não pulam a introdução, que é tão crítica para entender o público ao qual se dirige. Além disso, observe a estrutura do argumento de Paulo, por exemplo, em Romanos, ele usa “portanto” (Romanos 5: 1; 8: 1; 12: 1) para destacar verdades que ele já discutiu e construiu. Essas frases de transição ajudam os leitores das Epístolas a compreender o fluxo do (s) argumento (s) do livro. Eles também ajudam os leitores da Bíblia a entender o propósito do livro e muito mais.
Ao ler as epístolas, peça ao Senhor por meio do Espírito Santo para ajudá-lo a entender não apenas o significado e a aplicação do texto bíblico, mas também peça a Ele para ajudá-lo a crescer em habilidade e sabedoria para entender Sua Palavra revelada, que fala sobre Seu plano e caminhos para Sua glória.
© iStock / Getty Images Plus / BrAt_PIKaChU