Definição de Sião
A antiga palavra hebraica Tsiyon (Sião) é “uma fortaleza em uma colina cananéia em Jerusalém capturada por Davi e chamada na Bíblia de ‘Cidade de Davi’”.
De acordo com Patheos.com, Sião também significa “montanha”, outro termo para “governos ou nações”, mas os escritores bíblicos geralmente significam “a montanha do Senhor, […] a Rocha de Israel ”de Isaías 30: 29b. O Monte Sião representa “o Reino de Deus” em Apocalipse 21 e “olha para a Nova Jerusalém que descerá do céu”.
Sião pode se referir a um de três lugares: a colina onde ficavam as áreas mais antigas de Jerusalém; a própria cidade de Jerusalém; ou a morada de Deus.
Sião na Bíblia
Antigo Testamento
A primeira referência da Bíblia fala sobre “a fortaleza de Sião – que é a Cidade de Davi”. (2 Samuel 5: 7).
Muitos Salmos mencionam Sião, o “monte santo” do Senhor (Salmo 2: 6), o lugar onde o Senhor está “entronizado” (Salmo 9:11), e do qual Davi anseia pelo surgimento da salvação (Salmo 9:14) .
Isaías é outra fonte prolífica: “Os que ficarem em Sião e permanecerem em Jerusalém serão chamados de santos” (Isaías 4: 3); “Presentes serão levados ao Monte Sião, o lugar do Nome do Senhor Todo-Poderoso”. (Isaías 18: 7)
Sião aparece várias vezes em outros livros do Antigo Testamento, incluindo Lamentações, Jeremias e Miquéias.
Novo Testamento
Os escritores do Novo Testamento, Mateus, João e Paulo citam o que já foi escrito no Antigo Testamento quando falam de Sião.
“Em Sião, uma pedra que faz as pessoas tropeçarem e uma rocha que as faz cair, e quem nele crê nunca será envergonhado.” (Romanos 9:33) 1 Pedro 2: 6 diz que esta pedra em Sião é Jesus, “uma pedra angular escolhida e preciosa”.
Em sua visão do fim dos tempos, João viu “no Monte Sião estava o Cordeiro, e com ele 144.0000 que tinham seu nome e o nome de seu Pai escrito em suas testas”. (Apocalipse 14: 1)
Os comentaristas indicam que “Filha de Sião” de Isaías 1: 8 significa “a filha do povo de Deus”. David Kowalski explica como este versículo é “expressivo da ternura com que o Senhor considerou a relação […] ele havia estabelecido entre Jerusalém (como representante de Seu povo) e Ele mesmo. ”
Sion e Zion
A concordância de Strong define Sion como uma pronúncia incorreta ou pronúncia alternativa de Sião.
Strong também criou uma entrada separada para Sion: “Outro nome para o Monte Hermon”. Embora ainda seja importante na Bíblia como o lugar potencial da transfiguração de Jesus em Marcos 9: 3, Sion não é o local do Reino Santo. Como uma característica proeminente da paisagem, entretanto, o significado hebraico de Hermon – “montanha principal” – parece adequado, dado seu significado como pano de fundo para os eventos da vida e ministério de Cristo.
Imagens e significado de Sião
As imagens das Escrituras sugerem uma estrutura temporal e espiritual. Sião é uma seção de Jerusalém ou o centro de um projeto de construção mais amplo que abrange toda a Jerusalém. É um centro social, uma igreja composta por indivíduos fiéis a Deus por meio de Cristo. Em ambos os sentidos, Sião é uma defesa: fortaleza literalmente significa “lugar fortificado” ou “fortaleza”.
Embora o Reino dos Céus seja real, uma entidade física iniciada com uma pedra angular literal, Jesus é o equivalente metafórico. Ele é o ponto de referência a partir do qual Sião é construída no coração, tão importante para a fundação espiritual e desenvolvimento de um cristão quanto uma pedra para as fundações do templo que o filho de Davi, Salomão, construiu. O relacionamento e o conhecimento de Cristo trazem paz e direção ao crente e o defende contra o ataque espiritual.
Pessoas oprimidas e solitárias podem se consolar com seu papel como “Filhas de Sião”, um termo que evoca a ternura relacional de Deus. De acordo com Tim Keller, a atitude de Cristo para com os oprimidos de Lucas 4:18 e Suas Bem-aventuranças de Lucas 6: 20-35 “mostram a implicação do evangelho de que os corações partidos, não reconhecidos e oprimidos agora têm um lugar central na economia da comunidade cristã. ”
Cristo como a pedra angular de uma Sião espiritual dá esperança mais uma vez aos pobres, fracos e famintos em preferência aos poderosos e ricos de 1st Century Jerusalém e hoje. Deus se preocupa profundamente, como um Pai se preocupa com Seus filhos.
Sião já foi uma estrutura física e espiritual, mas também está sendo construída agora no coração de cada crente que anda com o Senhor obedientemente e cresce em sabedoria e paz.
Fontes:
ApologeticsIndex.org, “’Filha de Sião’ – Expressão de Amor Terno de Deus.” David Kowalski, 2013.
BibleStudyTools.com, Concordância de Strong: 7865.
BibleStudyTools.com, Concordância de Strong: 4622.
TheBibleJourney.org, “Jesus é transformado nas encostas do Monte Hermon.”
Candice Lucey mora com o marido e as filhas no tranquilo Salmon Arm, BC, Canadá. Aqui, ela gosta de pesquisar a palavra de Deus quando não está trabalhando ou participando de atividades ministeriais. Sua prosa e poesia já apareceram em publicações como Objetivo e Criação Ilustrada, e suas peças foram encenadas no Natal por alunos da Escola Dominical por vários anos. Acompanhe os estudos das escrituras de Candice em seu blog Wordwell.ca.
Crédito da foto: Unsplash / Bryan Minear