Existem muitos nomes para Deus em toda a Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento. Descubra os nomes de Deus do Antigo Testamento que correspondem às descrições de Jesus.
Deus tem muitos nomes diferentes no Antigo Testamento. Cada título exemplifica sua distinção e seu poder. Da mesma forma, Jesus Cristo tem títulos paralelos no Novo Testamento, que revelam suas muitas facetas e relacionamento com Deus o Pai.
O “Salmo de Davi” (Salmos 23) ilustra a direção, proteção e orientação de Deus na vida do crente, o que corresponde a seus muitos títulos usados em toda a Bíblia.
1. Jeová-Nissi: Deus é meu refúgio
A fidelidade de Moisés resultou na preservação e vitória de Israel na batalha. Em Êxodo 17:11, aprendemos que “quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; e quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque”. À medida que as mãos de Moisés se cansavam, uma pedra foi colocada sob ele, enquanto Arão e Hur ajudavam, mantendo as mãos de Moisés levantadas. Após a vitória e triunfo, “Moisés construiu um altar e chamou o nome de Jeová-Nissi”, que é traduzido como “Senhor é meu refúgio” ou “Senhor é meu estandarte” (Êxodo 17:16).
Em 1 Coríntios 15:57, Paulo ensinou “[b]Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo ”. Deus proveu a vitória e provisão para Israel, enquanto nós recebemos a salvação provida por meio e pelo sangue derramado de seu filho Jesus Cristo.
2. Jeová-Jireh: Deus proverá
“Nada me faltará” (Salmo 23: 1).
Aprendemos outro nome para Deus em Gênesis 22: 13-14: Jeová-Jiré ou “Deus proverá”.
No Velho Testamento, Abraão foi instruído a sacrificar seu filho Isaque por uma oferta. Depois que o altar foi construído, um anjo do Senhor “cancelou” a necessidade de Isaque ser a oferta, porque o Senhor viu “que temes a Deus, visto que não negaste a mim o teu filho, o teu único filho” (Gênesis 22 : 12).
Em 2 Pedro 1: 3, somos informados de Cristo e “seu poder divino nos deu tudo de que precisamos para a vida e piedade, por meio do nosso conhecimento dAquele que nos chamou para Sua própria glória e bondade”.
Se conhecemos a Deus e temos um relacionamento com seu filho Jesus, sabemos que ele é um grande provedor. Ele não apenas proveu nossas necessidades diárias de sustento físico, mas também supriu nossas necessidades eternas em seu plano de salvação.
Paulo ensinou em Atos 4:12, “[n]ou há salvação em qualquer outro: pois não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos. ”
3. Jeová Rapha: Deus cura
Deus era Jeová Rapha, ou “Deus que cura” (Êxodo 15:26), pois ele prometeu não colocar sobre ti “estas doenças, que tenho trazido sobre os egípcios, porque eu sou o Senhor que te sara”.
Em Mateus 9:35, “Jesus passou por todas as cidades e vilas, ensinando em suas sinagogas, proclamando as boas novas do reino e curando todas as doenças e enfermidades”. Apenas algumas das muitas curas de Jesus durante sua vida na Terra estão especificamente registradas na Bíblia.
Em 1 Pedro 2:24, recebemos a promessa de cura espiritual e vida por meio de Cristo, que “levou ele mesmo os nossos pecados em seu próprio corpo na cruz”.
4. Jeová-Shalom: Deus, nossa paz
Em Juízes 6:24, Deus é referido como Jeová-Shalom, que significa “Deus, nossa paz”. Aqui, Gideão construiu um altar ao Senhor depois de lhe dizer: “[p]e seja contigo; não temas: não morrerás. ”
Para profetizar o nascimento do salvador, está escrito em Isaías 9: 6, “[f]ou para nós uma criança nasce, para nós um filho é dado, e o governo estará sobre seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ”
O mundo sempre estará cheio de conflitos e turbulências (2 Timóteo 3: 1-5). As escrituras ensinam que isso aumentará até a segunda vinda de Jesus Cristo. No entanto, os crentes em Jesus Cristo têm a promessa de uma paz diferente e sustentável. Anime-se porque Jesus disse em João 14:27: “[p]cada vez que eu deixo com você, minha paz eu dou até você: não como o mundo dá, eu dou a você. Não se turbe o seu coração, nem se atemorize. ”
“Ele me guia até as águas paradas” (Salmo 23: 2).
5. Jeová-Raá: Deus nosso caminho e pastor
Ele é Jeová-Raá, “Deus nosso caminho e pastor”, no Salmo 23: 1.
João 10:11 Jesus chama a si mesmo de “o bom pastor” quando Ele “dá a vida pelas ovelhas”.
Em 1 Coríntios 2:12, Paulo ensinou que os salvos são guiados por um Espírito estranho aos não-crentes quando declarou: “[n]ora, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos as coisas que Deus nos deu gratuitamente ”.
Ele nos dá direção e o discernimento das circunstâncias, o que nos permite ter conhecimento e tomar decisões guiadas pelo Espírito.
6. Jeová Tsidkenu: Deus de Justiça
“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23: 3).
Em Jeremias 23: 6, Deus é referido como Jeová Tsidkenu, que é traduzido como “Deus de Justiça”. Essa proclamação foi feita em resposta à promessa de que no reinado de Davi: “Judá será salvo e Israel habitará em segurança”.
Em 1 Coríntios 1:30, Paulo disse à igreja “[b]ut por Sua ação você está em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, e justiça, santificação e redenção. ”
Jesus Cristo mudou a definição de justiça mencionada no Antigo Testamento. Quando temos Jesus em nossas vidas, temos justiça, não “de [our] próprios derivados da lei, mas o que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus na base da fé ”(Filipenses 3: 9).
Mais diretamente, Paulo pregou: “[f]ou Cristo é o fim da lei da justiça para todo aquele que crê ”(Romanos 10: 4).
7. Jeová-Shammah: Deus está lá / sempre presente
Deus é a “luz sempre presente” quando Ele é apresentado como Jeová-Shammah em Ezequiel 48:35, em referência a uma vasta cidade.
Em João 8:12, Jesus é a “luz do mundo”: “Quando Jesus falou novamente ao povo, ele disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida. ‘”
A luz de Deus hoje é mostrada por meio de Seu povo que habita o Espírito Santo: “Vós sois a luz do mundo. Uma cidade situada sobre uma colina não pode ser escondida ”(Mateus 5:14).
Mais pungente, em 2 Coríntios 4: 3,4, Paulo pregou: “[b]ut mesmo que o nosso evangelho seja velado, é velado para aqueles que estão perecendo, cujas mentes o deus desta época cegou, que não crêem, para que a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus , deve brilhar sobre eles. ” A escuridão é simplesmente a ausência de luz, não vice-versa. Onde quer que Jesus esteja presente, a escuridão é impossível.
Embora acreditemos na Trindade de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, a Bíblia se refere a cada entidade e sua função específica ao longo dos diferentes períodos. As profecias do Antigo Testamento e os relatos do Novo Testamento sobre Jesus contêm referências paralelas, completando cada um dos sete nomes de Deus no Antigo Testamento.
Chade é um crente em Cristo, advogado, aspirante a jogador de golfe, corredor, amante de cães e escritor. Ele gosta de servir sua igreja como diácono e professor da Escola Dominical. Você pode encontrá-lo no Facebook, Twitter e em sua devoção ao golfe par3sixteen.com. Ele e sua esposa Brandi residem no Tennessee com seu filho canino Alistair.
Crédito da foto: Unsplash / Priscilla Du Preez