

Parece que em breve, o desejo de muitos líderes religiosos politiqueiros deverá ser atendido: verão suas igrejas liberadas para realizar propaganda política em seus templos. A legalização pode vir com o novo Código Eleitoral.
A votação que garante tal liberdade está na Câmara e ainda não foi concluída, mas entre os 898 dispositivos já aprovados, ao menos dois garantem a possibilidade das igrejas de fazerem propaganda eleitoral.
Com o advento dessa nova lei, pastores e líderes religiosos poderão militar mais usando seus templos, fato esse que preocupa líderes mais conservadores que não gosta, de ver política dentro da igreja.
Proibido hoje
Atualmente, é vedado pela Justiça Eleitoral a propaganda política nos templos.
Com o texto do novo Código, isso deixará de ser punido. Confira abaixo o artigo do novo código:
Art. 483. A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia ou de autorização prévia das autoridades municipais e da Justiça Eleitoral.
§ 3º Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão, as manifestações proferidas em locais em que se desenvolvam atividades acadêmicas ou religiosas, tais como universidades e templos, não configuram propaganda político-eleitoral e não poderão ser objeto de limitação.