Um evento cultural da igreja católica acontecia neste domingo (21) na Igreja Mãe de Santo Antônio, mas foi interrompido quando de repente, militantes do PT invadiram o salão aos berros de “Lula livre”. O ato de desonra religiosa, foi registrado através de imagens por pessoas que participavam da reunião, algumas teriam sido ridicularizadas.
Os militantes estiveram presentes no festival de inverno da cidade de Garanhuns, que desde o início da década de 90 é comemorado na igreja católica.Embora tenha sido divulgado como uma “manifestação espontânea”, o ato não recebeu apoio dos responsáveis pela igreja.
O senador do partido dos trabalhadores do estado de Pernambuco (PT-PE) ,Humberto Costa, que é um exímio defensor do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, vibrou com o resultado das manifestações, declarando que tratava-se de apenas uma missa. O vereador chegou a postar no seu Twitter, uma pequena parte do vídeo no momento que os gritos Lula livre ecoaram no recinto religioso.
“Pense numa missa linda”, celebrou Humberto, que é um dos grandes defensores do ex-presidente Lula.Ele foi condenado e preso por liderar o maior esquema de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro do mundo , na época julgado pelo ex juiz Sergio Moro pela Operação Lava Jato.Humberto Costa, aparece constantemente realizando críticas as autoridades que sentenciaram o ex-presidente Lula .
Em nota de esclarecimento, o bispo responsável pela igreja Dom Paulo Jackson, relatou que no momento em que houve a manifestação, a igreja estava realizando um evento da secretaria de cultura de Pernambuco. Segundo o Bispo não estava acontecendo uma missa.
“Causam-me espanto e surpresa que alguns cristãos sejam capazes de distorcer os fatos e espalhar calúnias”, escreveu o bispo.“Não temos condições de controlar as possíveis manifestações do público, sejam de aplauso, repúdio ou de outro tipo. O pároco da catedral não teve nenhuma participação nos fatos. Nesse momento, a igreja estava entregue à Secretaria de Cultura de Pernambuco”, acrescentou.