Neurocientista compara oração com psicoterapia

A oração é uma poderosa ferramenta espiritual, pois atraves dela se torna possível uma comunicação entre o homem e Deus. Isso promove uma melhora significativa na vida espiritual. Com isso, a oração é uma das ações mais comuns entre os cristãos, que em média fazem isso entre uma e três vezes ao dia.

Entretanto, de acordo com pesquisas recentes, os benefícios da oração não se restringem ao mundo espiritual, mas possuem tambem efeitos medicinais já comprovados pela ciência. Isto é o que afirma a psicóloga e neurocientista  Rosana Alves.

“As pessoas muitas vezes consideram que a oração é simplesmente uma forma de nos colocarmos na posição de seres humanos, inferiores, prestando homenagem e reconhecendo que existe um Deus superior”, afirma a pesquisadora.

“A oração — e isso está provado cientificamente — atua em uma região do nosso cérebro, que é o sistema límbico, especificamente na região mesolímbica, e ali ela faz com que libere substâncias muito importantes, que trazem para nós um sentimento de pertencimento, melhora a nossa autoestima e faz com que nós sintamos um bem-estar muito grande”, acrescentou.

Ainda de acordo com a neurocientista, tal pratica se assemelha com sessões de terapia emocional feitas pelos psicólogos.

“A proposta da oração é abrir o nosso coração como se abre a um melhor amigo e quando nós vamos a uma sessão terapêutica, o que nós queremos? Contar o que vai no nosso coração, na certeza que há alguém ali para nos ouvir, que vai não somente nos ouvir, mas também nos indicar um caminho melhor para seguir, uma nova forma de pensar, de lidar com os nossos problemas”, explica.

“Quando abrimos o nosso coração para Deus, é exatamente isso que está acontecendo. Eu posso dizer isso como estudiosa, mas principalmente como cristã: não existe melhor psicoterapia no mundo do que a oração, porque quando eu ajoelho diante de Deus, estou dizendo ‘Senhor, eu tenho as minhas fragilidades e acredito que o Senhor pode resolver todas elas’. E Ele pode resolver”, finalizou a especialista..

Comentários
Sair da versão mobile