
O comediante e jornalista maltês Matthew Bonanno foi absolvido de uma acusação de ameaça online contra o pastor Gordon Manche, líder do grupo evangélico River of Love. A acusação se referia a um comentário feito por Bonanno em uma conversa no Facebook, em janeiro de 2022, em que ele sugeriu que o grupo deveria ser “bombardado” em Buġibba.
Segundo a magistrada Kevan Azzopardi, o comentário foi considerado uma expressão artística e não uma ameaça real. A magistrada também destacou que Bonanno não tinha a intenção ou os meios de realizar a ação.
Bonanno, que é fundador do site de sátira Bis-Serjetà e atualmente trabalha como jornalista no Times of Malta, comemorou a decisão. “Estou feliz que a justiça tenha prevalecido e que o meu comentário tenha sido visto como a piada que era”, disse ele.
A acusação foi feita pelo pastor Gordon Manche após a morte de Paulina Dembska, uma mulher que havia frequentado as reuniões do grupo. Manche negou qualquer ligação com o crime e também entrou com uma ação judicial contra o Times of Malta por relatar sobre o caso.
A polícia acusou Bonanno e outro usuário, Matthew Bugeja, de abuso de equipamento eletrônico e ameaça online. No entanto, a magistrada rejeitou a primeira acusação devido à falta de evidências e considerou que a segunda não atendia aos critérios de uma ameaça real.
Os advogados Dean Hili e Andrew Sciberras representaram Bonanno no caso, enquanto Stephen Tonna Lowell defendeu Bugeja.