Caminhoneiros anunciam greve nacional para o dia 04/12

Categoria reivindica melhorias trabalhistas e denuncia condições precárias nas estradas. Movimento não tem caráter político-partidário.

Caminhoneiros anunciam greve nacional para o dia 04/12

Caminhoneiros de diversas regiões do país convocaram uma paralisação geral para a próxima quinta-feira (4/12). O movimento, segundo representantes da categoria, não possui vinculação partidária e tem como foco a busca por melhorias nas condições de trabalho.


Na semana passada, houve tentativas de articulação de greve em protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a iniciativa não obteve adesão significativa. Desta vez, as reivindicações são exclusivamente relacionadas à categoria.


Principais demandas


O caminhoneiro Daniel Souza, influenciador digital e um dos líderes da greve de 2018, detalhou as principais demandas:

O Brasil ficou parado por 3 anos por conta dessa situação e, como já acabou a questão do Bolsonaro, vamos voltar à realidade do país. A realidade dos caminhoneiros está precária: baixa remuneração, leis que não conseguimos cumprir por falta de estrutura, falta de segurança nas rodovias… O respeito com a nossa classe acabou


Entre as reivindicações estão estabilidade contratual, cumprimento efetivo das leis, reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e aposentadoria especial após 25 anos de trabalho.


Apoio institucional


O presidente da Associação Catarinense dos Transportadores Rodoviários de Cargas, Janderson Maçaneiro, conhecido como Patrola, avaliou que o movimento tem força:

Quem faz a greve são os caminhoneiros, não é o sindicato quem faz greve, mas, se eles decidirem parar, serão apoiados. Eu acredito muito no movimento forte, porque tem muita gente envolvida e há muitos descontentes


Notícia Verificada
Ver detalhes da verificação

Comentários (0)

Carregando comentários...